Atuação do Secretário da Reforma do Judiciário em favor da Lei de Mediação

Você está visualizando atualmente Atuação do Secretário da Reforma do Judiciário em favor da Lei de Mediação
Compartilhe

A Presidência da República sancionou, nesta segunda-feira (29/06), a Lei da Mediação (13.140/2015). Trata-se de um verdadeiro divisor de águas na história do Poder Judiciário, já que a legislação estimula a resolução de conflitos de maneira informal e desburocratizada, contribuindo de forma decisiva para desafogar o sistema judicial brasileiro, no qual tramitam mais de 92 milhões de processos.

Ao reforçar a cultura do diálogo, engajando as partes na resolução simplificada dos conflitos, a Lei de Mediação inaugura uma nova era na Justiça do Brasil. As causas que tratam de Direito do Consumidor, relações contratuais e Direito de Família – quando não envolver a guarda de filhos – poderão ser equacionadas por meio desta poderosa ferramenta incorporada ao nosso ordenamento jurídico.

O secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Croce Caetano, avalia que cerca de 60% dos casos cíveis e de família que tramitam na Justiça Estadual seriam passíveis de ser solucionados por meio da mediação.

“A grande vantagem da mediação é a de permitir a resolução do conflito pelas partes, sem depender da decisão de uma terceira pessoa. Com isso, constrói-se uma cultura em que as pessoas aprendem estratégias para resolver seus problemas e recorrem menos ao Judiciário. O que se quer é uma mudança cultural no Brasil, tanto em relação aos cidadãos que, hoje, recorrem ao Judiciário por falta de alternativas, quanto da formação dos operadores do direito, ainda muito voltada para o método adversarial”, explicou o secretário Caetano.

Flávio Croce Caetano viu a necessidade do Brasil adotar a mediação como forma de resolução de conflitos e trabalhou com afinco e dedicação para transformá-la em lei – que entrará em vigor em 28 de dezembro de 2015. É por todo esse esforço, recompensado pela sanção hoje publicada, que o secretário de Reforma do Judiciário merece o Nosso Aplauso!.