Aplicativo facilita acesso a audiências em Vara do Trabalho de Boa Vista (RR)

Você está visualizando atualmente Aplicativo facilita acesso a audiências em Vara do Trabalho de Boa Vista (RR)
Arte: TRT11
Compartilhe

A equipe 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista (RR), unidade do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), desenvolveu um aplicativo que oferece às partes e representantes o acesso às audiências e a todos os serviços disponíveis na unidade judiciária. Disponível há cerca de dois meses, o app 1ª Vara BVB está em sua segunda versão e já teve mais de 500 downloads.

De acordo com o juiz titular da unidade, Gleydson Ney Silva da Rocha, a iniciativa visa atender e aproximar a população da Justiça do Trabalho, garantindo informação e acesso digital. Com a nova ferramenta, a pessoa tem acesso imediato e instantâneo à Vara, seja para ingresso à sala de audiências virtual, seja para atendimento da secretaria da Vara por videoconferência (Google Meet ou Zoom) ou por aplicativos de troca de mensagens (WhatsApp, por exemplo).

A novidade tem contribuído para reunir e aperfeiçoar todos os canais de atendimento oferecidos pela 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista, principalmente durante a pandemia da Covid-19. “O aplicativo já está na segunda versão, após ampla aceitação pelos advogados que usaram e o testaram. O trabalho dos advogados foi facilitado e os jurisdicionados têm a possibilidade de acesso rápido ao aplicativo mesmo em dispositivos móveis mais modestos”, explica Ney Rocha.

De forma ágil e simples, a pessoa pode agendar diretamente um horário para falar com o juiz ou juíza titular, bem como para ser atendido pela equipe da secretaria ou da sala de audiências da Vara. O aplicativo disponibiliza, ainda, as várias formas de contato com a Vara (Balcão Virtual, telefone, e-mail, WhatsApp, Facebook) e a consulta ao sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Trabalho em equipe

A partir das sugestões do conteúdo e estrutura do aplicativo apresentadas pela equipe, o aplicativo foi criado e registrado sob a responsabilidade do juiz titular. Feliz com os resultados promissores em apenas dois meses de funcionamento, Ney Rocha enaltece o trabalho de servidores e servidoras ao contribuírem com ideias inovadoras para a prestação de um serviço de excelência. “Não tenho palavras para descrever o quanto os servidores da Vara são dedicados e como se destacam em criatividade, ideias e boa vontade. Enfim, são os servidores que todo juiz sonha um dia ter em sua equipe.”

A primeira versão foi disponibilizada no Google Play como um aplicativo nativo (native app). Mas, após algumas atualizações, apresentou instabilidades. Foi então que a equipe da Vara decidiu desenvolver uma segunda versão, baseada no conceito de PWA (progressive web app), um recurso que torna possível utilizar e adaptar o aplicativo a qualquer dispositivo móvel (sistema Android ou iOS), garantindo ampla possibilidade de uso até em celulares mais antigos.

O atual aplicativo (1ª Vara BVB, versão Premium) é de fácil instalação e foi pensado para ser uma ferramenta democrática, aberta, portável, estável, de fácil instalação e utilização. Para instalar, basta acessar o link do aplicativo e escolher a versão desejada. Ele funcionará normalmente como os aplicativos nativos instalados a partir da Google Play ou Apple Store.

Fonte: TRT11