Portuguese PT English EN Spanish ES

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias – Judiciário digital e os desafios do teletrabalho

29 de setembro de 2022

A pesquisa empírica aplicada às políticas judiciárias possui relevância quando aplicada por magistrados e servidores do Judiciário, tornando o conhecimento acadêmico e científico aplicado diretamente por aqueles que lidam diariamente com a prestação jurisdicional.

Judiciário digital e os desafios do teletrabalho

Na dissertação de mestrado com título “Pesquisa Empírica com Magistrados e Servidores do TJPB sobre o Direito à Desconexão no Teletrabalho”, a autora Audrey Kramy fez uma análise das comunicações no teletrabalho extraindo de magistrados(as) e servidores(as) as percepções de funcionamento e as características de comportamento entre membros de equipes.

A metodologia utilizada foi estudo de caso do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, em três momentos distintos (maio de 2021, outubro de 2021 e maio de 2022), envolvendo duas técnicas de pesquisa: questionário e grupos focais. Os dados coletados dão conta do perfil dos participantes; da rotina das atividades; da comunicação e comportamento da equipe; do quantitativo de tempo despendido com trabalho e uso da internet; sobre a dificuldade em parar e se desconectar; acerca das formas de acompanhamento de metas e cargas de trabalho; e da contínua capacitação.

Já Rodrigo Fonte, em sua dissertação de mestrado intitulada “Serviço Judicial Digital: A Percepção de Magistrados Brasileiros sobre o Futuro do Judiciário”, buscou investigar, sob a perspectiva interna do Poder Judiciário, se há terreno fértil para que a prestação do serviço judicial completa ou preponderantemente virtual se estabeleça em caráter definitivo no sistema de justiça brasileiro.

Para tal, foi desenvolvida pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas com juízes que atuam na primeira instância, de modo a se coletar como os sujeitos percebem e significam a prestação jurisdicional virtual, especialmente, as iniciativas de teletrabalho, teleperícias, teleaudiências, teleatendimentos e prática de atos eletrônicos de comunicação processual.

Leia também a programação do evento (publicada em 21/09/2022 as 15h11).


Serviço:

Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias – ”Judiciário digital e os desafios do teletrabalho”

Data: 29/9/2022
Horário: 17h
Local: Plataforma Cisco Webex com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube
Link de inscrição: https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-seminarios-de-pesquisas-empiricas-aplicadas-as-politicas-judiciarias-judiciario-digital-e-os-desafios-do-teletrabalho

Programação:
programação do seminários de pesquisas empíricas aplicadas a políticas judiciárias em formato jpeg

Detalhes

Data:
29 de setembro de 2022
Categoria de Evento:
A
Fechar Menu