O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, nos dias 3, 4, 8 e 9 de julho de 2025, a quarta edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”. Com o tema “Adolescências em cena”, o evento debate o audiovisual como forma de expressão para a juventude no sistema socioeducativo.
O evento reúne personalidades do universo da cultura e da arte, autoridades e os próprios adolescentes, que participam das palestras e atividades. A programação deste ano também marca as comemorações dos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reafirmando o compromisso do CNJ com o direito à cultura como dimensão estruturante da socioeducação.
A abertura acontece no dia 3 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. Além de mesa institucional com representantes dos poderes públicos e da sociedade civil, a conferência magna “Do Livro ao Beat, da Tela à Rua: Como Contamos Nossa História” reunirá nomes como Adalberto Neto e Cassia Vale. Ao longo do dia, também serão apresentados painéis para debater a importância da democratização do acesso à produção audiovisual entre adolescentes no sistema socioeducativo.
No dia 4 de julho, mais de 70 unidades socioeducativas de todo o país realizam atividades culturais organizadas internamente, como passeios, cineclubes, rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas com convidados locais, sem transmissão online.
Já nos dias 8 e 9 de julho, em atividades virtuais restritas às unidades e aos adolescentes participantes, ocorrem os painéis “Filmar é Escrever” e “Traço em Movimento”, com a presença de realizadores e artistas que compartilham suas trajetórias no audiovisual, na animação e na ilustração. Também serão exibidos trabalhos criativos desenvolvidos pelos adolescentes.
O 4.º Caminhos Literários é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do programa Fazendo Justiça — parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) — e conta com o apoio do Canal Curta!, do Grupo Companhia das Letras e da Editora Mostarda.
Dias 3, 4, 8 e 9 de julho de 2025
Acompanhe o primeiro dia de programação aberta no YouTube do CNJ: https://www.youtube.com/cnj