Ação social e de cidadania encerra Semana de Atenção à Pessoa Idosa no Pará

Você está visualizando atualmente Ação social e de cidadania encerra Semana de Atenção à Pessoa Idosa no Pará
Foto: Uchôa Silva/TJPA

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) realizou, no último sábado (18/10), uma grande ação social voltada às pessoas idosas, na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém. A atividade marcou o encerramento da Semana de Atenção à Pessoa Idosa, organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Comitê Local de Atenção à Pessoa Idosa, Coordenadoria dos Juizados Especiais e Escola Judicial do Pará (EJPA), em parceria com diversos órgãos e instituições públicas e privadas.

Durante o evento, foram ofertados serviços gratuitos de cidadania, saúde e lazer, como emissão de certidões, orientação jurídica, consultas médicas e odontológicas, vacinação, atividades recreativas e atendimentos de mediação e conciliação. A ação envolveu ainda atividades de educação digital, círculos de diálogo e oficinas de bem-estar conduzidas por universidades e parceiros institucionais.

Na abertura oficial, o presidente do TJPA, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, destacou que uma ação desse porte não se sustenta sozinha e que a Justiça só acontece quando se aproxima das pessoas. “Fazer a diferença na vida de alguém é o maior resultado que podemos almejar”, afirmou.

Garantias

A presidente do Comitê Local de Atenção à Pessoa Idosa, desembargadora Margui Bittencourt, enfatizou o caráter coletivo e solidário da mobilização. Segundo a magistrada, a ação representa o compromisso do Judiciário com a dignidade da pessoa idosa. “Foram dias de intensas atividades, de troca de experiências, de partilhas e muito aprendizado. Cada atividade foi marcada por pessoas que acreditam em um envelhecimento com autonomia, com afetos e com direitos garantidos”, declarou.

A coordenadora do Nupemec, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, também destacou a importância da ação como demonstração do compromisso do Judiciário com o cuidado e o respeito à população idosa. “Ficamos felizes em proporcionar um espaço onde parceiros se unem para oferecer serviços e, proporcionados a essas pessoas, que contribuíram com hoje, com ontem e vão contribuir com o amanhã, o melhor dos nossos serviços públicos, mas principalmente mostrar a atenção, o carinho e o afeto que o Judiciário tem com esse segmento da sociedade”, disse.

Durante a ação, o público pôde acessar diversos serviços de utilidade pública, como emissão de documentos, consultas, oficinas e orientações sobre direitos. Uma das moradoras das redondezas, Elma Maria, elogiou a iniciativa ao conseguir atendimento oftalmológico que aguardava há meses. “Tenho glaucoma e não conseguia consulta nos postos. Aqui foi uma opção maravilhosa, consegui a ficha e já vou ser atendida”, relatou.

A programação contou com a participação da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará (OAB-PA), Cejuscs da Capital, Cejusc Justiça Federal e Cejusc Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Equatorial Energia, Parapaz, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Coordenadoria de Justiça Restaurativa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), Ministério Público, Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Polícia Civil, Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), Sicoob e Sicred.

Fonte: TJPA

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais