Ação do CNJ pelas meninas e mulheres retorna ao Marajó nesta segunda (17/2)

Você está visualizando atualmente Ação do CNJ pelas meninas e mulheres retorna ao Marajó nesta segunda (17/2)
Marajó é integrada por ilhas e cidades com acesso principalmente por rios - Foto: Letícia Antum/Ag. CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai promover, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), a terceira edição da Ação para Meninas e Mulheres do Marajó. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, as ações irão alcançar três municípios do Marajó Ocidental: Breves, Bagre e Melgaço. A partir de quarta-feira (19/2), a programação contará com a participação da conselheira do CNJ Renata Gil e da artista e ativista Luiza Brunet.

A programação inclui palestras e rodas de conversa pra orientar profissionais vinculados à rede de proteção e alguns grupos da população feminina do arquipélago. Serão abordados temas como as formas de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e à violência sexual contra meninas.

A cerimônia de abertura oficial acontece na quarta-feira, na cidade de Breves, no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Cedep), às 14h. Participam a conselheira do CNJ Renata Gil; a modelo e ativista Luiza Brunet; a juíza auxiliar da Presidência do CNJ Luciana Rocha; o presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), juiz Francisco Tojal; o presidente do Fórum Nacional de Justiça Protetiva (Fonajup), juiz Daniel Konder; a ex-presidente do TJPA, Nazaré Gouveia; e a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Pará (Anoreg/PA), Moema Belluzzo.

Rede de proteção e educação

Desde a segunda-feira (17/2), já acontecem ações simultâneas nas cidades de Melgaço e Breves. A abertura da programação será em Melgaço, às 8h30, com a palestra “Tipos de violência contra a mulher e o atendimento em rede”, na Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves. A partir das 14h, haverá a inauguração do Ponto de Inclusão Digital (PID), na Escola Porto Alegre. Às 15h, será realizada a visita institucional à comunidade Santa Luzia “Filhas de Mani”.

Na mesma data, em Breves, será realizada a oficina Fluxo de Atendimento Integrado de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, no Cedep, a partir das 8h. O círculo de diálogo sobre Primeira Infância, que tem mulheres gestantes como público-alvo, será realizado nas unidades básica de saúde (UBS) da cidade, a partir das 8h30. À tarde, o Cedep receberá o círculo de diálogo “Entrega Protegida de Bebês para Adoção”, para capacitação dos profissionais da rede de saúde. Diversas outras atividades ocorrerão em Breves até sexta-feira (21/2).

Na terça-feira (18/2), é a vez da cidade de Bagre receber diversas atividades durante todo o dia. As rodas de conversa e oficinas serão realizadas na Igreja Assembleia de Deus, a partir das 8h30. Serão discutidos assuntos como Lei Maria da Penha e o atendimento com perspectiva de gênero, as relações de gênero e o convívio familiar, bem como os tipos de violência contra a mulher e o atendimento em rede. No dia seguinte, serão apresentadas as medidas protetivas de urgência e o formulário de avaliação de risco, assim como a construção do fluxo de atendimento na escola e na rede de atendimento.

Texto: Thays Rosário
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais