AC: Núcleo quer aperfeiçoar fluxo de audiências de conciliação por videoconferência

Você está visualizando atualmente AC: Núcleo quer aperfeiçoar fluxo de audiências de conciliação por videoconferência
Foto: TJAC
Compartilhe

O Núcleo Permanente de Métodos de Soluções de Conflitos (Nupemec) do TJAC realizou na quinta-feira (18/6) reunião por videoconferência com magistrados do Poder Judiciário do Acre para avaliação das formas alternativas de realização de audiências durante a pandemia do novo coronavírus.

O encontro também teve como objetivo o estabelecimento de tratativas para aperfeiçoar o fluxo das demandas nos chamados Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania) e as audiências por videoconferência, além de servir como um momento para troca de experiências entre os magistrados coordenadores dessas unidades.

Durante a reunião, dirigida pela titular do Nupemec, desembargadora Waldirene Cordeiro, juízes de Direito coordenadores de Cejuscs e titulares de Varas e Juizados Cíveis e Criminais, relataram a utilização, para realização de audiências de instrução e julgamento por videoconferência, principalmente, da plataforma Cisco Webex, disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os magistrados também informaram o uso dos aplicativos (Android e IOS) WhatsApp e Skype, principalmente, em audiências de conciliação e em comarcas sedes de municípios do interior, onde o sinal de internet ainda é fraco ou precário.

O encontro serviu para o realinhamento das ações e para discutir estratégias de aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, incluída a modalidade de audiências por videoconferência, diante da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de manutenção das medidas de isolamento social para evitar novos contágios.

Fonte: TJAC