Abril Verde: instituições promovem eventos on-line sobre trabalho e pandemia

Você está visualizando atualmente Abril Verde: instituições promovem eventos on-line sobre trabalho e pandemia
Arte: TRT19
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o webinário “Covid-19 e os impactos na relação de trabalho”, que será realizado no dia 28 de abril, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Uninassau Maceió. O evento encerra a programação do Movimento Abril Verde em Alagoas e marcará a passagem do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço https://doity.com.br/webinarabrilverde2021.

O webinário será aberto com palestra do médico do trabalho e perito judicial João Opitz, que fala o tema “Quando a covid-19 pode ser considerada acidente de trabalho?”. Em seguida, o juiz do trabalho Luiz Jackson Miranda Junior, gestor do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19), com jurisdição em Alagoas, e a médica do Trabalho Francine Loureiro aborda o tema “Obrigatoriedade de vacinação no ambiente de trabalho”.

As palestras contam com a mediação de Vitor Montenegro, da Uninassau, e de Harrison Maia, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e coordenador do Movimento Abril Verde/AL. Haverá emissão de certificado de participação. “Nos últimos anos as entidades que integram o Movimento Abril Verde em Alagoas vinham realizando seminários, exposições e ações visando chamar atenção da sociedade para a importância da adoção de ações preventivas aos acidentes de trabalho e de promoção à saúde do trabalhador. Com a pandemia ano passado, tivemos que cancelar a nossa programação e esse ano, respeitando a orientação de distanciamento social, realizaremos eventos on-line, focando justamente os impactos da covid-19 para o mundo do trabalho”, observou Harrison Maia.

Nos dias 7, 12 e 19 de abril, a partir das 19h30, serão realizadas lives com transmissão ao vivo pelo canal oficial do movimento no Instagram (@abril_verde_oficial). Em 7 de abril – Dia Mundial da Saúde –, o tema “Abril Verde e Segurança do Trabalho em meio ao Coronavírus” será abordado pelo presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba José Nivaldo Barbosa, idealizador do Abril Verde no país. A live será mediada por Vicente Barbosa, vice-presidente do Sintestal.

Na semana seguinte, no dia 12, o tema em discussão será “Saúde mental na pandemia”, tendo como convidada Alda Cansanção, gerente de RH da Aloo Telecom, e mediadora, Karlla Martiniano, engenheira de segurança do trabalho do Hospital Geral do Estado. A terceira live será realizada em 19 de abril e aborda o tema “Atuação da SRT e do MPT durante a pandemia”. O chefe do Setor de Fiscalização em Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRT/AL), César dos Santos Fontoura Marques, será o convidado do Movimento, com mediação de Rafael Gazzaneo, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL).

O Abril Verde nasceu de uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba (Sintest-PB), em 2013, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes e doenças no trabalho. O mês de abril foi escolhido por celebrar o Dia Mundial da Saúde (7) e lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28) – data escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. E o verde representa a cor da Segurança do Trabalho.

Fonte: TRT19