Abertas inscrições para palestra sobre o mal-estar na cultura

Compartilhe

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) está com inscrições abertas para a palestra “Pontuações sobre o Mal-Estar na Cultura (Hoje)”, que será ministrada pelo psiquiatra e psicanalista Francisco Frazão, na próxima sexta-feira (15/8), às 9h30, no auditório Profª Maria da Graça Jorge Martins da Escola Judicial (Ejud). As inscrições podem ser feitas até o dia do evento no Portal EJud, no endereço: www.trt16.jus.br/portalejud16/index.php. A palestra é uma atividade do Núcleo de Pesquisa “Direito e Psicanálise” do TRT-MA.

A palestra baseia-se no ensaio “O Mal-Estar na Cultura”, publicado em 1930 pelo psicanalista Sigmund Freud. No ensaio, Freud aborda o desenvolvimento cultural da humanidade, a origem do mal-estar no homem, dificuldades para ser e permanecer feliz e a relação da cultura em todo esse processo. Francisco Frazão vai mostrar a questão a partir da visão da atualidade. Com duração de três horas, o evento tem como público-alvo magistrados, servidores, estagiários, advogados e a sociedade em geral.

O palestrante Francisco Frazão é mestre em Teoria e Clínica pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e membro fundador do Corpo Freudiano Seção São Luís.

O Núcleo de Pesquisa “Direito e Psicanálise” (NPDP) é coordenado pela servidora Anícia de Jesus Ewerton, que tem experiência nos estudos da Psicanálise e integra a Delegação Geral no Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise. O Núcleo realiza reuniões quinzenais com o intuito de pensar e discutir temas voltados ao fortalecimento do papel da Escola Judicial de proporcionar a magistrados e servidores uma formação profissional de conteúdo técnico-jurídico, ético e humanista, orientada para a defesa do Estado Social de Direito.

Em junho deste ano, o Núcleo realizou a palestra “Objetos Identificatórios e a inclusão do Crime na Constituição da Subjetividade dos Recuperandos da Apac de Santa Luzia” (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – Comarca de Santa Luzia/MG). Na oportunidade, Marcelo Gomes Moutinho, psicólogo clínico e inspetor de Metodologia da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, apresentou o estudo realizado sobre o documentário “Falcões: Meninos do tráfico”.

Mais informações podem ser obtidas na Escola Judicial pelo fone (98) 2109 9390.

Fonte: TRT-MA