logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0007667-32.2021.2.00.0000
Classe Processual
CONS - Consulta
Subclasse Processual
Relator
RICHARD PAE KIM
Relator P/ Acórdão
Sessão
101ª Sessão Virtual
Data de Julgamento
11.03.2022
Ementa
CONSULTA. RESOLUÇÃO CNJ nº 408/2021. ART. 2º. RECEBIMENTO, ARMAZENAMENTO E ACESSO A DOCUMENTOS DIGITAIS RELATIVOS A AUTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E JUDICIAS. REPOSITÓRIO ARQUIVÍSTICO DIGITAL CONFIÁVEL – RDC-ARQ. ALCANCE. ARMANEZAMENTO DE TODO O ACERVO DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICO DO ÓRGÃO. CONSULTA RESPONDIDA.
1. Consulta formulada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás – TRE/GO com vistas a obter a interpretação mais adequada do art. 2º da Resolução nº 408/2021.
2. Questionamento sobre se o desenvolvimento do RDC-Arq deve alcançar tão somente a inserção de mídias digitais extensas incompatíveis com os sistemas de processos informatizados utilizados no TRE/GO ou se o projeto abarca a gestão e o tratamento de todos os arquivos e documentos.
3. A escolha pelo Repositório Arquivístico Digital Confiável – RDC-Arq buscou contemplar todo o acervo de cada órgão do Poder Judiciário, objetivando proteger os documentos produzidos, além de blindá-los contra alterações irregulares.
4. Os repositórios arquivísticos digitais confiáveis devem ser adotados para armazenar todo o acervo documental arquivístico do órgão, com a devida aplicação das demais regras de gestão documental à tramitação, avaliação e temporalidade.
5. Consulta respondida.
Certidão de Julgamento (*)
O Conselho, por unanimidade, respondeu a consulta, nos termos do voto do Relator. Presidiu o julgamento o Ministro Luiz Fux. Plenário Virtual, 11 de março de 2022.
Inform. Complement.:
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
RESOL-408 ANO:2021 ART:2º ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
Inteiro Teor
Download