logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0006491-62.2014.2.00.0000
Classe Processual
PCA - Procedimento de Controle Administrativo
Subclasse Processual
RA – Recurso Administrativo
Relator
LELIO BENTES CORRÊA
Relator P/ Acórdão
Sessão
215ª Sessão Ordinária
Data de Julgamento
01.09.2015
Ementa
RECURSO ADMINISTRATIVO - PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO - JORNADA DE TRABALHO DEFINIDA EM LEI - AUSÊNCIA DE ILEGALIDADE.
1. A previsão, contida na Lei Estadual n. 10.254/14, no sentido de impor aos servidores beneficiários de incorporação de funções de confiança ou cargos em comissão a observância da jornada de trabalho ampliada de 8 (oito) horas, convalida o ato administrativo do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, de idêntico teor. Ainda que o diploma legal tenha sido editado posteriormente, no curso do presente Procedimento de Controle Administrativo, surte o efeito de convalidar o ato administrativo, conferindo-lhe embasamento legal. Nessas circunstâncias, não há cogitar em afronta ao princípio da legalidade.
2. De outro lado, não compete a este Conselho, órgão de fiscalização e supervisão financeira, administrativa e disciplinar dos órgãos do Poder Judiciário, proceder ao controle de constitucionalidade de leis. Precedentes.
3. O envio, pelo TJ/MT, de anteprojeto de lei à Assembleia Legislativa, não configura descumprimento de determinação deste E. CNJ, porquanto inexistente comando nesse sentido.
4. Recurso Administrativo a que se nega provimento.
Certidão de Julgamento (*)
“O Conselho, por unanimidade, negou provimento ao recurso administrativo, nos termos do voto do Relator. Presidiu o julgamento o Conselheiro Ricardo Lewandowski. Plenário, 1º de setembro de 2015.”
Inform. Complement.:
Vide ementa.
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
LEST-10.254 ANO:2014 ORGAO:'MATO GROSSO'
Precedentes Citados
CNJ Classe: CUMPRDEC - Acompanhamento de Cumprimento de Decisão - Processo: 0006568-13.2010.2.00.0000 - Relator: GUILHERME CALMON NOGUEIRA DA GAMA
Inteiro Teor
Download