logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0001485-79.2011.2.00.0000
Classe Processual
CONS - Consulta
Subclasse Processual
Relator
WALTER NUNES
Relator P/ Acórdão
Sessão
124ª Sessão Ordinária
Data de Julgamento
12.04.2011
Ementa
CONSULTA. MORADIA. LOCAÇÃO DE IMÓVEL. MUNICÍPIO. REMUNERAÇÃO INDIRETA. OFENSA AO REGIME DE SUBSÍDIO. INOCORRÊNCIA. DESPESA MUNICIPAL. AUXÍLIO-MORADIA.
1. O fornecimento, pelo Município, de moradia, por meio da locação de imóvel, para o magistrado não configura forma de remuneração indireta a afrontar o regime de subsídio sediado no § 4º do artigo 39 da Constituição, mormente nas hipóteses em que a realização de tal despesa encontra fundamento na legislação local ou em acordo formal celebrado entre a municipalidade e o Poder Judiciário estadual;
2. A despesa com aluguel de imóvel nos casos em que lei municipal, ou mesmo acordo formal, autorize a concessão de moradia aos magistrados sob as expensas do Município, constitui óbice à percepção da ajuda de custo para moradia, também chamada de auxílio-moradia, custeada pelo Tribunal, pois se trata de situação que se identifica com a existência de residência oficial à disposição do Magistrado, nos termos do inciso II do artigo 65 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional.
3. Consulta respondida negativamente quanto à primeira questão e de acordo com o item 2 na segunda.
  
Certidão de Julgamento (*)
“O Conselho, por unanimidade, respondeu negativamente à primeira indagação e à segunda, nos termos do voto do Relator. Ausente, justificadamente, o Conselheiro Leomar Barros Amorim. Presidiu o julgamento o Ministro Cezar Peluso. Plenário, 12 de abril de 2011.”
Inform. Complement.:
vide ementa
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
ANO:1988 CF ART:39 PAR:4º
EC-19 ANO:1998
LCP-35 ANO:1979
RESOL-13 ANO:2006 ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
Inteiro Teor
Download