logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0005741-65.2011.2.00.0000
Classe Processual
CONS - Consulta
Subclasse Processual
Relator
JEFFERSON LUIS KRAVCHYCHYN
Relator P/ Acórdão
Sessão
142ª Sessão Ordinária
Data de Julgamento
28.02.2012
Ementa
CONSULTA. TJSE. OBRIGATORIEDADE DO SISTEMA SINAPI. POSSIBILIDADE DE BUSCAR OUTRAS FONTES.
- Trata-se de Consulta formulada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Sergipe- TJSE, em que pretende sanar dúvida a respeito da possibilidade de adoção dos preços e serviços do ORSE– Sistema de Orçamento de Obras de Sergipe pelo Tribunal.
- Há obrigatoriedade de se acompanhar os preços de materiais e insumos pesquisados e divulgados pelo SINAPI. Podem-se ainda buscar outras fontes para cotação de itens faltantes no sistema da Caixa Econômica Federal.
- Quanto aos encargos sociais deve-se adotar uma planilha para mensalistas composta pelos encargos sociais e faltas abonadas. E uma tabela de horistas excluindo-se os dias de ausência para se encontrar o custo da hora efetivamente trabalhada.
- Para obtenção do custo da hora efetivamente trabalhada deve-se adotar planilha de encargos sociais de horistas com exclusão das ausências e considerar a quantidade de horas trabalhadas. O presente trabalho indica a quantidade de 165 horas efetivamente trabalhadas no mês.
- Deve-se dar atenção especial à fixação de BDI máximo a ser praticado nas licitações de obras e serviços de engenharia.
- Ante o exposto, respondo afirmativamente à consulta, nos termos acima expostos.
Certidão de Julgamento (*)
“O Conselho, por unanimidade, respondeu afirmativamente à consulta, nos termos do voto do Relator. Ausente, justificadamente, o Conselheiro Marcelo Nobre. Presidiu o julgamento o Ministro Cezar Peluso. Plenário, 28 de fevereiro de 2012.”
Inform. Complement.:
vide ementa
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
RESOL-114 ANO:2010 ART:9 ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
LEI-12017 ANO:2010 ART:112
Inteiro Teor
Download