logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0005203-11.2016.2.00.0000
Classe Processual
CONS - Consulta
Subclasse Processual
Relator
SIDNEY MADRUGA
Relator P/ Acórdão
Sessão
3ª Sessão Virtual de 2023
Data de Julgamento
10.03.2023
Ementa
CONSULTA. CUMULAÇÃO DE PENSÃO CIVIL ESTATUTÁRIA COM A DE MONTEPIO FACULTATIVO. OBSERVÂNCIA DO TETO CONSTITUCIONAL REMUNERATÓRIO.RESOLUÇÃO CNJ N. 13/2006. CONSULTA RESPONDIDA.
1. Trata-se de consulta relativa a aplicação do teto constitucional à hipótese de pagamento cumulativo de pensão civil estatutária e de pensão do montepio facultativo.
2. Diante da natureza especial da pensão de montepio civil facultativo, a mesma não pode ser equiparada aos benefícios pagos por uma entidade fechada de previdência complementar, que tem fundo próprio e segue as regras de cálculo atuarial.
3. Impossibilidade de aplicação analógica do art. 8º, inciso II, alínea b, da Resolução CNJ n.º 13/2006.
4. Necessidade de observância do teto constitucional na hipótese de percepção cumulativa entre a referida pensão especial oriunda de montepio civil e a previdenciária estatutária.
5. Consulta respondida.
Certidão de Julgamento (*)
Após o voto do Conselheiro Mário Goulart Maia (vistor), o Conselho, por unanimidade, respondeu a consulta no sentido da necessidade de aplicação do teto constitucional à hipótese de pagamento cumulativo de pensão estatutária e montepio civil facultativo, nos termos do voto do Relator. Presidiu o julgamento a Ministra Rosa Weber. Plenário Virtual, 10 de março de 2023.
Inform. Complement.:
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
REGI ART:89 ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
RESOL-13 ANO:2006 ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
Inteiro Teor
Download