logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0004742-29.2022.2.00.0000
Classe Processual
PCA - Procedimento de Controle Administrativo
Subclasse Processual
Relator
JANE GRANZOTO
Relator P/ Acórdão
Sessão
7ª Sessão Virtual de 2023
Data de Julgamento
19.05.2023
Ementa
PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EMENDA CONSTITUCIONAL 114/2021. DÉBITOS FEDERAIS. PROGRAMAS SOCIAIS. CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL. ORIENTAÇÃO AOS TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS. AJUSTE DE LISTAS DE PAGAMENTO. PRECATÓRIOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS. INAPLICABILIDADE.
1. Procedimento de Controle Administrativo proposto contra decisão que indeferiu pedido para aplicação da sistemática criada pela Emenda Constitucional 114/2021 para os precatórios estaduais e municipais de modo a contemplar o pagamento de honorários advocatícios contratuais em concomitância com a parcela superpreferencial prevista pela Constituição Federal.
2. O artigo 107-A, do ADCT estabeleceu o regime especial para quitação de precatórios até 2026 com a finalidade de viabilizar o financiamento programas sociais. Ao interpretar o dispositivo, o CJF secundou entendimento no sentido de que o pagamento dos honorários advocatícios contratuais destacados deve ocorrer em concomitância com a quitação do crédito principal do precatório. Diante disso, os Tribunais Regionais Federais foram orientados a adequar as listas de credores à novel orientação.
3. O regime especial estabelecido pelo artigo 107-A, do ADCT foi direcionado, exclusivamente, para os precatórios da União. A ausência de subsunção obrigatória dos débitos estaduais e municipais à nova disciplina traz benefícios para os credores dos citados entes federados, pois não lhes estende a moratória prevista pela Emenda Constitucional 114/2021
4. Pedido julgado improcedente.
Certidão de Julgamento (*)
Após o voto do Conselheiro Vistor, o Conselho, por maioria, julgou improcedente o pedido, nos termos do voto da Relatora. Vencido o Conselheiro Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, que julgava procedente o pedido com determinações ao Tribunal. Presidiu o julgamento a Ministra Rosa Weber. Plenário Virtual, 19 de maio de 2023.
Inform. Complement.:
Classe VotoEmentaConselheiro
Voto DivergentePROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EMENDA CONSTITUCIONAL 114/2021. CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL. ACÓRDÃO 0368555. AJUSTE DE LISTAS DE PAGAMENTO. CONCOMITÂNCIA DE QUITAÇÃO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS CONTRATUAIS COM OS PRINCIPAIS. POSSIBILIDADE.MARCOS VINÍCIUS JARDIM RODRIGUES
Referências Legislativas
ANO:1988 ADCT ART:107 LET:A
EC-114 ANO:2021
Inteiro Teor
Download