logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0006845-87.2014.2.00.0000
Classe Processual
PP - Pedido de Providências - Conselheiro
Subclasse Processual
Relator
GILBERTO MARTINS
Relator P/ Acórdão
MARCIO LUIZ FREITAS
Sessão
8ª Sessão Ordinária de 2023
Data de Julgamento
23.05.2023
Ementa
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS. PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DE ATO NORMATIVO DO CNJ. RESOLUÇÃO 13/2006. ACRÉSCIMO DE DISPOSITIVO VISANDO GARANTIR A EFICÁCIA MÁXIMA DA NORMA CONSTITUCIONAL DO ART. 93, V. FIXAÇÃO AUTOMÁTICA DO PISO REMUNERATÓRIO DA MAGISTRATURA ESTADUAL. PROCEDÊNCIA PARCIAL.
1.Natureza remuneratória nacional da magistratura brasileira.
2.Pedido julgado parcialmente procedente para propor a modificação da Resolução CNJ 13, de 21 de março de 2006, no sentido de acrescentar dispositivo que garanta aos membros da magistratura estadual o recebimento do mínimo constitucional, a título de subsídio, considerado o escalonamento vertical, a partir do valor do subsídio dos Ministros do STF, sempre que houver alteração deste.
Certidão de Julgamento (*)
Após os votos dos Conselheiros vistores, o Conselho, por maioria, julgou parcialmente procedente o pedido, nos termos do voto do então Relator Conselheiro Gilberto Valente Martins. Vencido o Conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, que julgava improcedente o pedido. Votou a Presidente. Lavrará o acórdão o Conselheiro Marcio Luiz Freitas. Ausente, circunstancialmente, o Conselheiro Luis Felipe Salomão. Presidiu o julgamento a Ministra Rosa Weber. Plenário, 23 de maio de 2023.
Inform. Complement.:
Classe VotoEmentaConselheiro
Voto DivergenteVOTO-VISTA. PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS. ATO NORMATIVO. MAGISTRATURA. REGIME REMUNERATÓRIO. SUBSÍDIO. TETO SALARIAL. SUBSÍDIO DO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. REAJUSTE. GATILHO. EFEITO IMEDIATO. MAGISTRATURA FEDERAL E DOS ESTADOS. PODER LEGISLATIVO. USURPAÇÃO DE COMPETÊNCIA. PACTO FEDERATIVO. IMPOSIÇÃO AOS ESTADOS-MEMBROS. VEDAÇÃO À CONCESSÃO DE REAJUSTES SEM A APROVAÇÃO DE LEI EM SENTIDO FORMAL. PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. RESOLUÇÃO CNMP 15/2006. ADI 3831-MC. SUSPENSÃO LIMINAR. FUNDAMENTOS IDÊNTICOS. REAJUSTE POR EQUIDADE. VEDAÇÃO. ENUNCIADO N. 37 DA SÚMULA VINCULANTE. IMPROCEDÊNCIA. ATO NORMATIVO REJEITADO.LUIZ FERNANDO BANDEIRA DE MELLO
Referências Legislativas
ANO:1988 CF ART:93 INC:V
LEI-9655 ANO:1998
LEI-10474 ANO:2002
RESOL-14 ANO:2006 ART:1º ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
Inteiro Teor
Download