logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0007816-91.2022.2.00.0000
Classe Processual
ATO - Ato Normativo
Subclasse Processual
Relator
VIEIRA DE MELLO FILHO
Relator P/ Acórdão
Sessão
1ª Sessão Extraordinária de 2023
Data de Julgamento
05.06.2023
Ementa
PROCEDIMENTO ATO. ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO CNJ N. 106/2010. PROMOÇÃO POR MERECIMENTO. TRI-MÉDIA. COMISSÃO DE EFICIÊNCIA OPERACIONAL, INFRAESTRUTURA E GESTÃO DE PESSOAS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA.
1.Alteração da Resolução CNJ n. 106/2010, que dispõe sobre os critérios objetivos para aferição do merecimento para a promoção de magistrados.
2. A Resolução CNJ n. 426/2021 alterou a Resolução CNJ n. 106/2010, introduzindo o critério da tri-média para aferição do merecimento, determinando que fosse excluído o percentual de 10% em relação às maiores e menores notas lançadas pelos avaliadores, obtendo-se assim a nota final por meio de média aritmética.
3. Embora compreensível o escopo da norma de impedir eventuais manipulações durante o procedimento, o instituto da Tri-média acabou por determinar a exclusão do voto de 20% dos desembargadores, muitas vezes proferidos de forma qualificada e com fundamentação robusta.
4. O efeito da exclusão compulsória das notas é especialmente danoso em colegiados menores, e nestes casos, torna-se imperioso criar um procedimento alternativo à tri-média, consubstanciado na adoção da maioria absoluta qualificada para a formação da lista de merecimento.
5. Inclusão da competência das Escolas da Magistratura dos Tribunais no processo de levantamento dos dados relativos à avaliação do critério de aperfeiçoamento técnico no procedimento de promoção por merecimento.
6. Processo baixado em diligência por determinação plenária, para oitiva das Escolas Nacional da Magistratura do Trabalho e Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, com posterior juntada de parecer do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ e do GT da Tri-média.
7. Manutenção dos termos do voto original, com alteração dos artigos 11, 12 e 13 e seus parágrafos, além da introdução do art. 11-A na Resolução CNJ n. 106/2010.
ATO APROVADO.
Certidão de Julgamento (*)
O Conselho, por unanimidade, aprovou a Resolução, nos termos do voto do Relator. Votou a Presidente. Ausente, justificadamente, o Conselheiro Marcio Luiz Freitas. Presidiu o julgamento a Ministra Rosa Weber. Plenário, 5 de junho de 2023.
Inform. Complement.:
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
RESOL-106 ANO:2010 ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
RESOL-426 ANO:2021 ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
Inteiro Teor
Download