logo_cnj
Busca JurisprudênciaLista Toda a Jurisprudência Login
Detalhes da Jurisprudência
Número do Processo
0002051-42.2022.2.00.0000
Classe Processual
PP - Pedido de Providências - Conselheiro
Subclasse Processual
RA – Recurso Administrativo
Relator
GIOVANNI OLSSON
Relator P/ Acórdão
Sessão
117ª Sessão Virtual
Data de Julgamento
16.12.2022
Ementa
RECURSO ADMINISTRATIVO EM PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS. DOCUMENTOS EMITIDOS POR ESTADO ESTRANGEIRO. NECESSIDADE DE APOSTILAMENTO. EXCEÇÕES. RESOLUÇÃO CNJ N. 155/2012. DESNECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO. MATÉRIA JURISDICIONAL. INTERVENÇÃO DO CNJ. IMPOSSIBILIDADE. RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO.
I – A Resolução CNJ n. 155, de 2012, do CNJ disciplina o procedimento de legalização de documentos emitidos por Estado estrangeiro no Brasil, adotando a Convenção da Apostila de Haia e prevendo a existência de exceções à regra. Desnecessidade de novo pronunciamento do CNJ sobre a matéria.
II – A discussão acerca da constitucionalidade/legalidade do entendimento que vem sendo adotado pelos juízes e Tribunais Regionais Federais quanto à matéria deve ser dirimida por meio do manejo dos recursos próprios previstos na legislação processual. Matéria jurisdicional que não se insere nas competências do CNJ (Precedentes CNJ).
III – Não se pode admitir o acionamento do Conselho Nacional de Justiça como sucedâneo do Superior Tribunal de Justiça e tampouco das Turmas de Uniformização de Jurisprudência em funcionamento na Justiça Federal de todo o País.
IV – Recurso conhecido e não provido.
Certidão de Julgamento (*)
O Conselho, por unanimidade, negou provimento ao recurso, nos termos do voto do Relator. Presidiu o julgamento a Ministra Rosa Weber. Plenário Virtual, 16 de dezembro de 2022.
Inform. Complement.:
Classe VotoEmentaConselheiro
Referências Legislativas
ANO:1988 CF ART:103 LET:B PAR:4º
REGI ART:115 PAR:1º ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
RESOL-155 ANO:2012 ART:2º ART:8º ORGAO:'CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA'
Inteiro Teor
Download