Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

18/05/2021

O Conselho Nacional de Justiça realizou, no dia 18 de maio de 2021, o I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário.

O evento, transmitido pelo Canal do CNJ no Youtube, fez parte das comemorações do Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio) instituído pela Resolução n. CNJ 316/2020 e tem o escopo de incentivar os debates sobre Gestão de Memória nos Tribunais, além de promover a troca de experiências de profissionais das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, disseminando o conhecimento técnico e científico relativo a essa relevantíssima política judiciária, que abrange as presentes e futuras gerações.

A propósito da importância da matéria e por ocasião do lançamento dos Manuais de Gestão Documental e de Gestão de Memória do Poder Judiciário, o Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Fux, asseverou o seguinte:

“Temos o dever fundamental de não-esquecimento, para que não sejam perdidos ou sepultados bens materiais e imateriais, fatos e personalidades que, por obras valorosas, construíram e conferem identidade a nossas instituições judiciáriasDe acordo com Umberto Eco, nós somos a nossa memória. A memória é a alma!”.

O Ministro Luiz Fux e os Presidentes dos Tribunais Superiores participaram da abertura do evento. Na sequência, foram ministradas quatro palestras de eminentes estudiosos da área, que compartilharão seus conhecimentos nos seguintes temas: (i)   Casa da Suplicação do Brasil: o Alvará de 10 de maio de 1808 (Professor Doutor Arno Wehling); (ii) O futuro dos museus judiciários: recuperar e reimaginar (Professor Doutor Mário de Souza Chagas); (iii) Preservação de páginas web e mídias sociais em cadeia de custódia: identificação, seleção e arquivamento (Professor Doutor Daniel Flores), e (iv) Acervos digitais e Memória institucional (Professor Doutor Aquiles Alencar Brayner).

A emissão do certificado ocorre por meio do sistema de inscrições eventos.cnj.jus.br e será necessário o registro de frequência no dia do evento.

Para mais informações, leia a programação (publicada em 14/5, às 13h13).

Assista ao evento:


Serviço:

I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
Data: 18 de maio de 2021
Horário: 13h30 às 17h15
Local: plataforma Cisco Webex com transmissão pelo Canal do CNJ no Youtube
Público-alvo: magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário, profissionais das áreas envolvidas (História, Arquivologia, Museologia, Biblioteconomia) e pessoas interessadas pelo tema
Inscrições: até 17 de maio
Link inscrições: https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-i-encontro-nacional-de-memoria-do-poder-judiciario

 

 

 

Detalhes

Data:
18/05/2021
Categoria de Evento: