Mãos à obra: projeto da Justiça do Pará aborda Lei Maria da Penha e tipos de violência

Você está visualizando atualmente Mãos à obra: projeto da Justiça do Pará aborda Lei Maria da Penha e tipos de violência
Foto: Ascom TJPA
Compartilhe
O projeto Mãos à Obra, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em parceria com o projeto “Construindo Mais Cidadania”, do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), realizou ação de conscientização para o combate da violência doméstica e familiar contra a mulher na última quarta-feira (23/11), no canteiro de obras Rio Piave Residence, no bairro Umarizal, em Belém. A iniciativa faz parte da 22ª Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa, que ocorre até 25 de novembro, no âmbito do Poder Judiciário paraense, com o objetivo de movimentar e sentenciar processos criminais que versem sobre violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio.
A programação no canteiro de obras foi promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), que tem à frente a desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias e a juíza auxiliar Reijjane de Oliveira.
Machismo, patriarcado e os tipos de violência designados na Lei Maria da Penha (verbal, física, psicológica, moral e patrimonial) foram os pontos centrais da palestra, ministrada pela psicóloga do setor multidisciplinar das Varas de Violência Doméstica, Roberta Rios. “Os profissionais da construção civil tiveram a oportunidade de conhecer a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas, os tipos de violência doméstica e as outras formas de se relacionar, de maneira mais saudável, de forma mais harmônica. Ressaltamos também que violência doméstica é crime e que precisamos entender nessa sociedade, que ainda vive o patriarcado e o machismo, que é necessário combater essas práticas. Buscamos ajudar esses homens a encontrar formas equilibradas de se relacionar, para que isso possa impactar na qualidade de vida dessas pessoas e da sociedade de forma geral”, destacou a psicóloga.
Desde 2016, ano de início do projeto Mãos à Obra, profissionais da construção civil participam de palestras e ações de conscientização com o propósito de levar a prevenção e o combate à violência de gênero para um ambiente predominantemente ocupado por homens.
Fonte: TJPA
Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais