A partir do segundo ano, o acompanhamento da Estratégia do Judiciário 2020 passou a ser bianual, permitindo um período maior para conferir a maturidade dos projetos/iniciativas.

Dessa forma, a avaliação da Estratégia referente ao período de 2016 foi realizada conjuntamente com o ciclo de 2017.

Ao final do biênio 2016-2017, foi enviado o questionário “Avaliação da Estratégia Nacional 2016-2017” com a finalidade de verificar o desenvolvimento e os resultados de projetos que tenham tido maior impacto para o alcance dos Macrodesafios.

Os dados do referido questionário são apresentados no Relatório a seguir: Relatório de Acompanhamento da Estrategia Nacional_ 2016-2017

Cabe ressaltar, entretanto, que a Estratégia Nacional também é avaliada por meio do desempenho das Metas Nacionais do Poder Judiciário. Nesse sentido, no 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em 2015, foram aprovadas 8 Metas Nacionais para o ano-base 2016. Os resultados alcançados na execução dessas metas podem ser visualizados no Portal do CNJ, pelo link: Relatório da Metas Nacionais do Poder Judiciário – 2016. Já em 2016, foram aprovadas 8 metas cujos os resultados são apresentados no Relatório das Metas Nacionais 2017.

A seguir, apresenta-se o rol de iniciativas informadas e encaminhadas pelos Conselhos /Tribunais no Questionário de Avaliação da Estratégia – 2016/2017. É importante ressaltar que o CNJ não realizou conferência das informações prestadas pelos tribunais, de modo a verificar os resultados alcançados, bem como seu impacto no tribunal. Para obter mais informações sobre qualquer iniciativa listada, orienta-se entrar em contato com o órgão que efetivou a respectiva iniciativa.

Cabe mencionar que iniciativas que estavam fora da vigência estabelecida, que não demonstraram a compreensão necessária para aferir os resultados ou que não possuíam correspondência com os Macrodesafios não foram considerados na análise da execução da Estratégia Nacional no biênio 2016–2017.

Anexo – Macrodesafio Garantia dos direitos de cidadania

Anexo – Macrodesafio Combate à corrupção e à improbidade administrativa

Anexo – Macrodesafio Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional

Anexo – Macrodesafio Adoção de soluções alternativas de conflito

Anexo – Macrodesafio Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes

Anexo – Macrodesafio Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistas

Anexo – Macrodesafio Aprimoramento da gestão da justiça criminal

Anexo – Macrodesafio Fortalecimento da segurança do processo eleitoral

Anexo – Macrodesafio Melhoria da gestão de pessoas

Anexo – Macrodesafio Aperfeiçoamento da gestão de custos

Anexo – Macrodesafio Instituição da governança judiciária

Anexo – Macrodesafio Melhoria da infraestrutura e governança de TIC