14ª Região ganha espaço em vitrine digital internacional do Judiciário

Você está visualizando atualmente 14ª Região ganha espaço em vitrine digital internacional do Judiciário
Compartilhe

Com a reinvenção da prestação de serviços, desvinculada de estrutura física e disponível e acessível a toda a sociedade, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) dá mais um passo para o seu reconhecimento digital. Agora, em patamar global.

Os resultados do TRT14 foram destacados na plataforma remotecourts.org. Dirigida pelo jurista Richard Susskind, ela reúne experiências implementadas pelo Judiciário nos diversos países que alcançam essa nova forma de se entregar Justiça: do espaço físico para o espaço digital.

Em novembro, o Tribunal recebeu Susskind em um encontro virtual. E compartilhou as principais soluções tecnológicos que apoiam a prestação de serviços no Acre e em Rondônia. Entre eles, a realização de audiências pela plataforma Zoom, atendimentos a partes, representantes, membros do Ministério Público e demais setores da sociedade pelo Balcão Virtual, e o NAAV, que possibilitam o pleno acesso à Justiça.

A utilização de ferramentas tecnológicas para possibilitar a continuidade do sistema de Justiça, mesmo com a medidas de distanciamento e isolamento social deflagradas pela pandemia da Covid-19, a Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre desafiou uma cultura secular e fortaleceu o deslocamento do prédio para o mundo virtual. Os ganhos em economia e eficiência foram significativos, colocando-se como modelo para o Judiciário brasileiro, inclusive com reconhecimento pelo Conselho Nacional de Justiça.

Fonte: TRT14

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados