100% digital: 4ª Vara Federal em Salvador (BA) migra todos os processos para PJe

Você está visualizando atualmente 100% digital: 4ª Vara Federal em Salvador (BA) migra todos os processos para PJe
Arte: SJBA/TRF1
Compartilhe

No último dia 16 de setembro, a 4ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, em Salvador, atingiu a meta de migração de todos os seus processos físicos para a plataforma eletrônica. Com isso, a unidade se torna a primeira vara federal 100% digital de todo o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Todos os processos da Vara, estejam eles suspensos ou não, tramitam hoje no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Esse esforço se iniciou em meados de março e hoje, após seis meses, está concluído. Durante esse período, mesmo enfrentando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), três servidores da 4ª Vara – Fábio Bispo, Leandro Estrela e Joel Costa – assumiram espontaneamente a digitalização dos autos, organização dos arquivos e migração dos processos, tarefas executadas com apenas dois scanners, um deles emprestado pela 3ª Vara Federal. Durante treze dias do mês de julho, a área administrativa também contribuiu com um mutirão de digitalização, auxiliando nos esforços de migração dos feitos já digitalizados.

Não houve solicitação que os servidores fossem presencialmente à Justiça Federal. Porém, todos os dias, alguém lá estava digitalizando processos, respeitando e adotando todos os cuidados de prevenção necessários contra a Covid-19, motivado pelo propósito de fazer parte de uma vara 100% digital.

Porém, a dedicação e esforço não se limitaram aos três servidores citados, pois as tarefas que rotineiramente lhes cabiam foram redistribuídas aos demais, que não deixaram nada em atraso, em um legítimo trabalho de equipe. Digitalizações encaminhadas por órgãos diversos que não atendiam aos rigorosos critérios da 4ª Vara eram desprezados, mesmo que tal decisão custasse digitalizar novamente processos com mais de 15 volumes. Os arquivos foram selecionados, organizados e repartidos de forma que o futuro manuseio do processo no PJe fosse facilitado, o que demandou grande trabalho e tempo.

E todo o esforço foi recompensado: de acordo com o PJeÔmetro, a 4ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia é pioneira no TRF1 ao ser 100% digital, mais uma das muitas conquistas traçadas com muito esforço e trabalho duro. O processo digital é dinâmico e a migração de processos físicos para a plataforma digital contribuirá ainda mais para que se possa desenvolver um trabalho cada vez melhor e cumprir o tão importante papel de entregar uma prestação jurisdicional célere e de muita qualidade.

A juíza federal Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara, e a diretora da Secretaria, Manuela Affonso Ferreira Maciel, demonstram seu orgulho, carinho e admiração pelo time da 4ª Vara Federal e agradecem aos colegas e amigos que formam uma equipe excepcional: competente, comprometida, responsável, preocupada com o jurisdicionado e, acima de tudo, que trabalha com amor e alegria.

Fonte: TRF1