Sistema eletrônico de arrecadação começa vigorar nos cartórios da Bahia

Todos os cartórios judiciais e extrajudiciais da Capital – e mais adiante em todas as Comarcas do Estado – contarão com este recurso, instituído oficialmente pelo Decreto Judiciário nº 32/09, do Tribunal de Justiça. Com o processamento eletrônico, as pessoas terão maior comodidade para pagar o DAJ, evitando as filas nos bancos e, assim, dar agilidade na prestação jurisdicional.

As partes e os advogados poderão pagar o DAJ nos caixas bancários eletrônicos, correspondentes bancários do Banco do Brasil e Bradesco ou pela Internet. Basta acessar a página do Tribunal de Justiça, imprimir o DAJ e, se for correntista de um dos dois bancos, utilizar o Internet Banking para fazer o pagamento on-line da custa, com débito em conta.

Assim como já é possível fazer com outros tributos, a exemplo do IPTU e IPVA, o DAJ também será pago pela Internet. Caso a pessoa não possua conta nos bancos conveniados há a opção de, após imprimir o DAJ no site do Tribunal, pagar na agência mais próxima.

Os Tabelionatos e Cartórios de Protesto de Títulos serão os únicos cartórios extrajudiciais que não adotarão o novo sistema, mas ainda assim também emitirão o novo DAJ, através do sistema que já utilizam hoje em dia. Os servidores dos cartórios também poderão recorrer ao link do DAJ Eletrônico no site do Tribunal para emitir o documento e entregar ao cidadão.

Técnicos da Supervisão de Arrecadação do Ipraj estarão fazendo a implantação do sistema e dando treinamento aos servidores dos Cartórios Extrajudiciais de Registro de Imóveis e Registro Civil nesta segunda-feira (16/03), explicando como fazer a emissão do DAJ Eletrônico, DAJ Complementar e a importância da confirmação de pagamento.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação TJBA



Palavras-chave:

brasao

Sede: Supremo Tribunal Federal - Anexo I, Praça dos Três Poderes, S/N CEP:70175-901 - Anexo: SEPN Quadra 514 norte, lote 7, Bloco B CEP: 70760-542

Telefones - 55 61 2326-5000 Horário de atendimento ao público: das 12h às 19h.