Últimas páginas visitadas

Memória do Poder Judiciário

memória-do-poder-judiciário 10.06

O Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário tem por missão, além de organizar e disponibilizar a informação, preservar a memória da Justiça e como consequência manter preservada, também, a memória da nossa sociedade. Nos registros judiciais arquivísticos, museológicos e biblioteconômicos, materiais ou imateriais, estão fatos que atingiram e marcaram a sociedade ao longo dos anos.

Resolvendo conflitos individuais e coletivos, a justiça acompanha as transformações políticas, científicas, econômicas, tecnológicas e culturais que envolvem a sociedade. A sua história judicial, assim, reflete a história brasileira.

Além disso, outro aspecto considerado é o da memória institucional, no sentido de que a história demonstra a evolução do Poder Judiciário, seja em relação aos seus métodos de trabalho (da sentença de próprio punho à eletrônica), ou quanto a seus servidores e juristas, que promovem profundos debates com suas decisões.

O Conselho Nacional de Justiça, por meio do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário incentiva e apoia ações que buscam preservar e divulgar a memória judiciária em todos os seus ramos de atuação e em cada região do país. Neste espaço, reúnem-se aspectos teóricos e práticos para a adoção de iniciativas e acesso à memória do Poder Judiciário nacional.

SEPN Quadra 514 norte, lote 9, Bloco D CEP: 70760-544 

Telefones - 55 61 2326-5000 Horário de atendimento ao público: das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

W3C Válido