Perguntas Frequentes


1) Como ter acesso à Rede INFOSEG?


O acesso à Rede INFOSEG é restrito aos agentes nacionais de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização. Caso se enquadre em um destes perfis, favor entrar em contato com o comando de seu órgão/unidade estadual ou federal a qual está subordinado e solicite o devido cadastro para o acesso a Rede.

Informamos ainda que na página inicial, no link "Coordenadores" (localizado a esquerda superior) se encontram os contatos dos responsáveis pela Rede INFOSEG em todas as Unidades da Federação, bem como órgãos federais.

2) O Módulo de Segurança, é obrigatório? Como proceder para instalá-lo?

Informo que o plugin do módulo de proteção é obrigatório para acesso a Rede INFOSEG e está disponível para instalação no site. Na página inicial do site www.infoseg.gov.br tem um botão localizado a direita superior da tela chamado “Login INFOSEG”, ao passar o mouse sobre ele aparecerão três opções, escolha a primeira “Rede INFOSEG”, na próxima tela vai aparecer um cadeado aberto e abaixo dele a opção “instale agora”, clique lá e a instalação será automática.

Informo ainda que a pessoa que for instalar o plugin deverá ter senha de administrador da máquina (computador) caso contrário não conseguirá e, somente é possível pelo navegador internet explorer com a versão superior ao 5.5. Indicamos utilizar o Internet Explorer 7.0 devido a adaptabilidade ao plugin e demais funções da Rede.

Segue abaixo link para download do arquivo para instalação do Módulo de Proteção.

Este arquivo poderá também ser distribuído para as máquinas do domínio via GPO, por exemplo, evitando problemas com direito de administração nas estações.

https://www5.infoseg.gov.br/repo/GbpSetupIsg.msi


3) Minha senha está bloqueada ou expirou, como faço para reestabelecer meu acesso?

O usuário que se encontre com a senha bloqueada deve clicar no link "Desbloqueio de Login".

O usuário que se encontre com a senha Expirada deverá solicitar a mesma pessoa que o cadastrou em seu órgão / estado e solicitar a reativação de sua senha (esta funcionalidade será modificada com a validação do novo módulo de administração dia 17/11/2008).


4) Estava pesquisando um registro na Rede INFOSEG e o sistema apresenta um erro, qual o procedimento a ser adotado?

Favor proceder novamente com a pesquisa e, caso o problema persista, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , informando quais os critérios de pesquisa utilizados em sua busca, ou seja, nome do consultado, CPF, ou código referente a sua consulta, para que possamos analisar seu caso.


5) Preciso transferir um usuário para outra lotação dentro do mesmo órgão ou para outro órgão, ou alterar o perfil de um usuário, como proceder?

O Coordenador que deseja transferir um usuário ou mesmo outro coordenador deverá (após login no sistema) selecionar a guia "administração" e a opção "ativar / desativar usuário", informar o CPF de quem será trasnferido e, após isso selecionar a opção transferência. Uma vez feito isto o usuário poderá ser cadastrado por outro coordenador em outra lotação ou mesmo reativado pelo mesmo coordenador caso necessite.

Quanto a alterar perfil de usuário, o Coordenador que deseja efetuar este procedimento deverá (após login no sistema) selecionar a guia "administração" e a opção "substituir perfil" e seguir os mesmos passos descritos acima.

6) Esqueci a resposta da pergunta secreta / telefone cadastrado / RG cadastrado, como proceder?

O sistema permite ao usuário informar estes dados citados acima em seu desbloqueio, quanto o usuário não se recorda o sistema apresenta um alerta em vermelho dizendo que o dado não confere e dispõe ao usuário tentar novamente.

Caso o usuário erre 3 ou mais vezes seguidas, o sistema apresenta um bloqueio por erro na confirmação dos dados e solicita que o usuário ligue na central da Rede INFOSEG.

O usuário deverá entrar em contato no telefone informado e dizer que houve o bloqueio por erro na confirmação de dados, informar CPF e outros dados que serão questionados.

O Supervisor de Atendimento irá "zerar" estas informações do usuário no sistema, será gerada automaticamente uma nova senha e enviada ao e-mail pessoal do usuário, que o permitirá entrar no sistema como se fosse a primeira vez, permitindo ao usuário criar novamente estas perguntas secretas.

7) A Rede INFOSEG, possui atribuição legal para emitir algum tipo de certidão de antecedentes criminais?

Não. A Rede INFOSEG, não tem atribuição legal para emitir nenhum tipo de certidão de antecedentes criminais.


8) Quem inclui e exclui registros na Rede INFOSEG?

Primeiramente, há que se enfatizar que a Rede INFOSEG, tão somente processa as informações recebidas ou disponibilizadas pelos entes administrativos interessados na persecução criminal, tão somente sendo um serviço de extração de dados e disponibilização "on line", de forma a garantir as funções de Estado, no aparelhamento e nas prestações de serviços de cada ente federativo.

A inserção ou exclusão de quaisquer registros é de responsabilidade do ente que o informa (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou Polícia Federal) e, havendo qualquer inconsistência na base, o usuário deverá entrar em contato com o coordenador administrativo do estado ou órgão federal responsável pela informação e, encaminhar sua solicitação.

Informo que, na página inicial deste site, no link "Coordenadores", localizado a esquerda superior deste, apresenta-se uma tabela com os contatos dos responsáveis pela Rede INFOSEG em todas as Unidades da Federação, bem como órgãos federais.


9) Qual o objetivo da Rede INFOSEG?

A Rede INFOSEG tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de mandados de prisão, dentre outros entre todas as Unidades da Federação e Órgãos Federais.

A rede nacional integra informações através de uma rede privativa, como também disponibiliza consultas pela internet, utilizando um Índice onde é possível acessar informações básicas de indivíduos. O detalhamento dessas informações é acessado, a partir de uma consulta inicial no índice, diretamente nas bases estaduais de origem, mantendo a autonomia dos estados em relação as suas informações detalhadas.

A REDE INFOSEG é uma estrutura que integra, através da interoperabilidade, as bases de dados espalhadas por todo o Brasil, mantendo a autonomia da gerência dos dados com o órgão detentor da informação, seja ele estadual ou federal.

A Plataforma da rede nacional também permite a integração de qualquer tipo de sistema, como é o caso das informações de veículos, condutores, armas, cadastros de CPF e CNPJ. O acesso a informação é definido de acordo com o perfil de acesso definido pelo órgão do usuário cadastrado

A forma de alimentação dos dados no índice nacional da rede é feita por uma solução de atualização on-line, onde, a medida que a base de dados do estado sofre uma atualização, é gerado um registro atualizado no Índice Nacional da Rede Infoseg em tempo real. Atualmente os 26 estados, o distrito federal e a polícia federal já atualizam dessa forma. Dessa forma, o índice Nacional reflete a realidade das bases estaduais e federais integradas, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o país.

A REDE INFOSEG possui hoje quase 100.000 usuários cadastrados, em aproximadamente 300 Órgãos Estaduais e Federais. Ao mesmo tempo o número de consultas à rede tem evoluído consideravelmente nos últimos anos. No ano de 2007, foram realizadas mais de 27 milhões de consultas.

Em 2008, até o mês de maio, já são quase 16 milhões de consultas, com probabilidade de alcançar a quantidade total de 30 milhões. Este número ainda tendo a ser consideravelmente acrescido, ano a ano, em função da integração de novos bancos de dados e das melhorias que ainda estão em fase de implementação na REDE INFOSEG, uma vez que a confiança na estrutura só tem crescido.

Uma estrutura da magnitude e complexidade da REDE INFOEG depende de constante atualização tecnológica e novos investimentos. O Governo Federal, através da SENASP-MJ, tem trabalho com empenho para não só manter a estrutura em perfeito funcionamento, mais também implementar novas ferramentas que permitam o aumento de sua disponibilidade com melhoria do tempo de resposta e qualitativamente nas informações prestadas em consultas, aumentando a eficiência no uso da informação para as atividades de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização.


Palavras-chave: conselho nacional de justica, cnj, sistema, infoseg, segurança publica, dados, mandados de prisao, armas de fogo

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