PNUD abre 27 oportunidades para atuação no Programa Justiça 4.0

Você está visualizando atualmente PNUD abre 27 oportunidades para atuação no Programa Justiça 4.0
Compartilhe

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) seleciona 27 pessoas para os cargos de Associado de Scrum (5) Analista Arquiteto de Software (2), Associado de Gestão (3), Associado (Gerente) de Projetos (5) e Analista de Testes Sênior (12) para trabalhar no Programa Justiça 4.0. As oportunidades são para atuação em tempo integral. Não há exigência de dedicação exclusiva, mas as pessoas selecionadas deverão estar disponíveis durante oito horas diárias, em horário comercial. 

O trabalho é remoto e o idioma é o português. Conhecimentos em inglês serão úteis para atividades cotidianas, como leitura de documentações, realização de pesquisas e uso de softwares com autonomia. 

Associado de Scrum – Remoto 

5 vagas. Inscrições até 28/12 

Será responsável por garantir a eficiência e melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software baseado no Scrum no âmbito do Eixo 1 do Projeto. O profissional selecionado atuará em estreita articulação com os pontos focais no CNJ e no PNUD, participando das cerimônias do Scrum e auxiliando na coordenação da cerimônia de retrospectiva das sprints. 

É exigida graduação, preferencialmente, nas áreas de Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou áreas afins, com no mínimo quatro anos de experiência. Também podem se candidatar pessoas com ensino médio completo e no mínimo sete anos de experiência relevante na área de TI. 

É desejável experiência com métodos ágeis empregando práticas do Scrum, artefatos e cerimônias (Kanban, user stories, brainstorming), com a ferramenta Jira e com ferramentas de gestão de código-fonte (GitLab ou GitHub). Experiência no desenvolvimento de soluções para o Poder Judiciário será considerada um diferencial. 

Para mais informações, acesse o anúncio da vaga. 

Analista Arquiteto de Software – Remoto 

2 vagas. Inscrições até 1º/1/2024 

Será responsável por avaliar requisitos funcionais e não funcionais do projeto e definir a arquitetura e as tecnologias a serem adotadas apoiando os desenvolvedores, analistas DevOps, Analistas UX e analistas UI na implementação da arquitetura definida. Conduzirá estudos e pesquisas para o aprimoramento dos padrões arquiteturais e tecnológicos estabelecidos para as soluções previstas no Eixo 1 do Projeto. Além disso, monitorará as soluções e atuará nas atividades de automação de fluxos de integração, entrega, implantação, execução e suporte técnico, apoiando o desenvolvimento de soluções estruturantes da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro. 

É exigido diploma universitário avançado (mestrado ou equivalente) nas áreas de Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou afins. Também podem se candidatar pessoas com bacharelado nas áreas citadas, que possuam no mínimo doia  anos de experiência profissional relevante na área de arquitetura de software. 

É desejável conhecimento aprofundado em padrões arquiteturais MVC, em camadas e orientado a microsserviços, projetos de migração de sistemas monolíticos para sistemas orientados a microsserviços, padrões de projetos, desenvolvimento fullstack de projetos utilizando a linguagem de programação Java e frameworks Spring Boot e Angular com TypeScript. Também é necessário experiência com Node.js, melhores práticas de UI e UX, desenvolvimento de software empregando computação da nuvem (Amazon AWS), soluções baseadas em Virtual Machines (VMs) e containers (Docker e Kubernetes), padrões e ferramentas para gerência de filas (RabitMQ, Kafka, MQSeries) e no projeto de soluções de Data Lakes e Business Intelligence. 

Certificação em arquitetura de software ou arquitetura de TI será considerado um diferencial. 

Para mais informações, acesse o anúncio da vaga. 

Associado de Gestão – Remoto 

3 vagas. Inscrições até 2/1/2024 

Será responsável por apoiar os tribunais na implementação das políticas tecnológicas do Programa Justiça 4.0. Apoiará o monitoramento da execução das metas estabelecidas e a interlocução e o suporte às equipes de TI dos tribunais. O Associado de Gestão auxiliará o cumprimento dos cronogramas definidos e a resolução de problemas visando à garantia da qualidade técnica dos produtos. A pessoa selecionada também deverá elaborar a documentação e o registro das etapas de execução dos projetos. 

É exigida graduação, preferencialmente, em Administração, Direito, Estatística, Gestão Pública, Tecnologia da Informação ou áreas afins, com no mínimo três anos de experiência em gerenciamento de projetos, gestão pública ou privada, engenharia de produção, análise de dados estatísticos, gestão de políticas públicas, gestão da informação ou áreas correlatas. Também podem se candidatar pessoas com ensino médio completo e no mínimo seis anos de experiência relevante na área de gestão de projetos. 

É desejável experiência no uso de Tecnologia da Informação, pacote Office, implantação de planejamento estratégico, gestão de mudanças, implementação de programas e/ou políticas públicas, pesquisa, extração, tratamento e análise de dados, e projetos ou atividades ligadas ao setor público ou ao Poder Judiciário. 

Para mais informações, acesse o anúncio da vaga. 

Associado (Gerente) de Projetos – Remoto 

5 vagas. Inscrições até 3/1/2024  

Será responsável por distribuir funções à equipe do projeto, gerenciar as atividades em seus diferentes estágios e acompanhar a qualidade técnica dos produtos elaborados no contexto do Programa Justiça 4.0. Também realizará trâmites administrativos relativos ao desenvolvimento de sistemas dos projetos, em articulação com a supervisão, e organizará estratégias externas e internas de solução para demandas. 

É exigida graduação, preferencialmente, nas áreas de Administração, Direito, Gestão Pública, Tecnologia da Informação, Relações Internacionais, Governança de TI ou áreas afins, com no mínimo 4 anos de experiência. Também podem se candidatar pessoas com ensino médio completo e no mínimo 7 anos de experiência relevante na área de gestão de projetos. 

É desejável experiência em gerenciamento de projetos, especialmente na área de TI, metodologias ágeis, e projetos ou atividades ligadas ao setor público ou ao Poder Judiciário. 

Para mais informações, acesse o anúncio da vaga. 

Analista de Testes Sênior – Remoto 

12 vagas. Inscrições 4/1/2024 

Será responsável, sob supervisão técnica do Eixo e dos Gerentes de Projeto, pela garantia da qualidade (QA – Quality Assurance) das soluções de tecnologia previstas no Eixo 1 do Projeto. Contribuirá nas fases de definição dos requisitos funcionais e das experiências dos usuários, e na implementação dos front-ends. Deverá preparar massas de dados para a execução dos cenários e casos de teste da solução, bem como executar testes funcionais, de integração, fim a fim e carga, utilizando ferramentas adequadas a cada um. 

É exigida graduação, preferencialmente, nas áreas de Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou áreas afins, com no mínimo quatro anos de experiência. Também podem se candidatar pessoas com ensino médio completo e no mínimo sete anos de experiência relevante na área de TI. 

É desejável experiência na utilização de frameworks de teste (JUnit, Spring TestContext), ferramentas de automação de testes funcionais e fim a fim (Selenium, Katalon), testes de carga e de desempenho (Load Runner, Apache Jmeter, WebLOAD), ferramentas de gerência do ciclo de vida de projetos (Jira, Bugzilla, Rubicon) e ferramentas de controle de versão (Git, Github e Gitlab). Também se pede experiência em linguagem SQL, banco de dados relacionais e não relacionais, Java e framework SpringBoot, e métodos ágeis. Experiência prévia em projetos com o Sistema Judiciário também será considerada. 

Para mais informações, acesse o anúncio da vaga. 

Entenda a seleção    

O processo seletivo é composto por três etapas: inscrição, entrevista e checagem das referências profissionais fornecidas. Os currículos serão analisados pelo PNUD, que selecionará uma lista de pessoas a ser entrevistadas por um painel de especialistas. Devido ao grande número de candidaturas, o PNUD entrará em contato apenas com as pessoas pré-selecionadas.   

A contratação será feita na modalidade National Personnel Services Agreement (NPSA), com salário competitivo, de acordo com o mercado. Essa modalidade é um instrumento próprio do PNUD, utilizado internacionalmente para padronizar e viabilizar a admissão de profissionais especializados por tempo determinado. Ela garante benefícios como seguro-saúde, seguro de vida e férias.   

Justiça 4.0   

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o PNUD, com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de Justiça.    

A iniciativa também dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda 2030 da ONU.

Saiba mais

Texto: Isabela Martel
Edição: Ana Terra
Agência CNJ de Notícias 

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados