Goiás atinge 52 centros de solução de conflitos com posto em Jandaia

Você está visualizando atualmente Goiás atinge 52 centros de solução de conflitos com posto em Jandaia
Compartilhe

Cerca de 21 mil habitantes da comarca de Jandaia, que engloba, também, a cidade de Indiara, passam a contar com um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), inaugurado na última quarta-feira (17). A expectativa é que sejam realizadas de 80 a 100 audiências por semana no local. O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, compareceu à solenidade de abertura e endossou a importância de valorizar a conciliação e a mediação como formas de aprimorar a prestação jurisdicional.

“O Poder Judiciário tem uma carga enorme de processos: são 100 milhões de ações em todo o País. Levando em consideração que cada uma tem, no mínimo, um autor e um réu, significa que a quantidade é, praticamente, a mesma da população. Não há Judiciário capaz no mundo de atender a essa demanda, com a presteza necessária. Por isso, o Cejusc é uma ferramenta necessária para lidar com as demandas da sociedade.”

Goiás soma, agora, 52 centros instalados. Até fevereiro de 2019, o presidente do TJGO estima que cada comarca tenha seu próprio Cejusc, que atende demandas processuais e pré-processuais – ou seja, além de atender à determinação do novo Código de Processo Civil que prevê tentativa de acordo entre as partes em fase inicial do trâmite, é possível alcançar pedidos de acordos da comunidade, antes mesmo que sejam ajuizadas novas ações.

Na comarca, há cinco profissionais certificados para mediar e conciliar, sendo que mais 15 estão terminando curso, com chancela do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo o diretor do foro, juiz Aluízio Martins Pereira de Souza (foto à esquerda), são quase de 5 mil processos na comarca, em vara única, e o Cejusc pode tornar mais célere o trâmite deles.

“É uma ótima alternativa oferecer a conciliação como método para solucionar as demandas da comunidade. A comarca tem várias peculiaridades: há várias ações envolvendo as usinas canavieiras e a indústria de calcário. Contudo, como a população é muito carente, são vários os pleitos de família (como pensão alimentícia), acredito que serão os mais numerosos no Cejusc”, destacou o magistrado.

A juíza substituta em segundo grau Doraci Lamar, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), destacou a função social do Cejusc. “A conciliação e a mediação representam uma mudança de paradigma, com a participação direta das partes na resolução das demandas, com uma forma serena e eficaz”.

Pioneira no assunto, já que desde 2006 é engajada para incentivar a mediação e conciliação, Doraci Lamar falou, também, sobre a necessidade de lutar contra o perfil litigante no País. “O Cejusc é um estímulo à desjudicialização dos conflitos, com celeridade e sem burocracia para chegar às soluções. O Brasil é altamente conflituoso, do ponto de vista jurídico, e isso atrapalha o crescimento da economia e afasta interesse de investidores”.

A unidade foi instalada no antigo fórum de Jandaia, situado em frente à praça central. O prédio era cedido pela Prefeitura ao Poder Judiciário até ano passado e, com a construção de sede judiciária própria, órgãos municipais passaram a funcionar no local. Agora, Executivo e Judiciário compartilham o mesmo espaço com o Cejusc, sendo que há alas próprias e separadas para cada entidade no edifício.

Ainda na solenidade, a prefeita de Jandaia, Milena Pereira Lopes Moura, discursou sobre a importância do Cejusc à comunidade. “O convênio da Prefeitura com o Poder Judiciário visa a atender bem a sociedade, o que é a vontade de ambas as partes. O cidadão merece a melhor prestação jurisdicional, com a possibilidade de atender seus anseios de forma rápida e simples”.

Fonte: TJGO