.
Início do cabeçalho
.

Início do conteúdo

Início do conteúdo
Base do Conselho Nacional de Justiça registra execução de mandados em tempo real (Gil Ferreira/Agência CNJ)
Base do Conselho Nacional de Justiça registra execução de mandados em tempo real (Gil Ferreira/Agência CNJ)

Servidores de gabinetes e plantonistas da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 participaram, na segunda-feira (12), na Sala Capibaribe, de capacitação sobre o BNMP 2.0, nova versão do sistema do Banco Nacional de Mandados de Prisão BNMP,implementado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A ferramenta permite, além do monitoramento das ordens de prisão expedidas pelo Judiciário, o controle do cumprimento das ordens de prisão e soltura em âmbito nacional e em tempo real, permitindo a criação de um Cadastro Nacional de Presos.
O treinamento foi ministrado pelo diretor de Secretaria da 36ª Vara Federal de Pernambuco, Rodrigo Matos, que apresentou a ferramenta e instruiu como fazer cadastros no sistema e elaborar expedientes (mandado de prisão, alvará de soltura, guia de recolhimento etc.), além de outras funcionalidades.
Presos - Até o fechamento desta matéria, o BNMP registrou 678.594 pessoas privadas de liberdade no Brasil, sendo 677.306 presos e 1.288 internados. Do total de presos, 270.471 são provisórios; 162.917 em execução provisória; 243.120 em execução definitiva e 798 correspondem à prisão civil, a exemplo do devedor de alimentos.

Fonte: TRF5


Tópicos: sistema carcerário e execução penal,execução penal,BNMP,BNMP 2.0