Últimas páginas visitadas

Os comissários de proteção da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF) tiveram bastante trabalho na festa mais popular do Brasil e de Brasília: o Carnaval. No período de 10 a 13 de fevereiro de 2018, 70 comissários se revezaram para fazer o trabalho de fiscalização e orientação voltado ao público infantojuvenil do DF em blocos carnavalescos e em bailes de Carnaval promovidos por clubes da cidade (matinês). O objetivo era um só: garantir a segurança de crianças e adolescentes na festa.

Nos quatro dias de folia, 15 equipes de comissários realizaram em diversos locais 1.013 atendimentos, sendo 216 de cunho educativo a ambulantes; 515 abordagens a adolescentes; 231 orientações aos responsáveis e à população em geral; 34 ocorrências de crianças perdidas; 3 encaminhamentos à delegacia; 4 lavraturas de autos de infração, entre outros atendimentos. A maior parte das abordagens estava relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas pelo público juvenil.

VIJ no CarnavalDevidamente caracterizados, os comissários circularam nos eventos realizando abordagem educativa e também interventiva. Equipes volantes de comissários fiscalizaram pontos de venda de bebidas alcoólicas e orientaram os vendedores ambulantes, de forma preventiva, sobre a proibição de ofertar e vender bebida alcoólica às pessoas menores de 18 anos de idade.

Também orientaram os jovens sobre a necessidade de portarem documento de identificação, alertando-os, ainda, sobre a proibição e os malefícios do uso de álcool e drogas. Em alguns casos, solicitaram ao adolescente, sem sintomas visíveis de embriaguez, o descarte da bebida alcoólica que portava. Nas situações mais gravosas, alguns foram encaminhados a uma delegacia de polícia. Em outros casos, menores de idade foram entregues aos seus pais ou responsáveis, mediante assinatura de termo de responsabilidade.

A VIJ-DF também trabalhou em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal – SSP/DF, por meio do serviço SOS Criança, ferramenta que recebia pelo número de WhatsApp (61) 99212-7776 denúncias de situações de crianças perdidas, abandonadas ou sob algum tipo de situação de risco.

VIJ no CarnavalVeja os locais fiscalizados pelos comissários da VIJ/DF durante o Carnaval de 2018:

Galinho de Brasília, Essa boquinha eu já beijei, Bloco libre, Santo pecado, Baratinha, Bloco Eduardo e Mônica, Baratona, Raparigueiros, Carnaval no Parque, Bloco Tesourinha, Praça dos Prazeres, Setor Carnavalesco Sul, Setor Bancário Norte e Matinês (Iate Clube, Clube do Exército, AABB, Ascade, Clube Naval e Cota Mil).

Além dos locais acima fiscalizados, a VIJ/DF disponibilizou o ônibus da Vara para atendimentos no Bloco Galinho de Brasília nos dias 10 e 12 de fevereiro.

Fonte: TJDFT


Tópicos: Infância e Juventude

SEPN Quadra 514 norte, lote 9, Bloco D CEP: 70760-544 

Telefones - 55 61 2326-5000 Horário de atendimento ao público: das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

W3C Válido