English | Español

CNMP utilizará Processo Judicial Eletrônico (PJe)


19/12/2011 - 00h00


O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, assinaram na última segunda-feira (12/12) um Acordo de Cooperação Técnica que objetiva implantar o chamado Processo Judicial Eletrônico (PJe) às necessidades do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Desenvolvido pelo CNJ, o software visa promover celeridade processual ao substituir as ações judiciais de papel para o sistema eletrônico (digital). Pelo texto, caberá ao CNJ configurar o banco de dados e o próprio PJe nas dependências do CNMP; promover a manutenção e coordenar a evolução do sistema, assim como capacitar e treinar os servidores do Conselho Nacional do Ministério Público nas atividades de engenharia de software.

Conhecimento - Pelo acordo, o CNMP compromete-se a utilizar o sistema Processo Judicial Eletrônico conforme o plano de trabalho firmado; não ceder informações sobre qualquer versão do PJe sem anuência do CNJ, além de multiplicar o conhecimento técnico entre os servidores da área de tecnologia da informação,  comunicação e jurídica.
 
A previsão é de que a substituição dos sistemas ocorra em março de 2012, gerando maior facilidade na integração dos sistemas do Poder Judiciário e do Ministério Público, começando pelos Conselhos de cada instituição. Atualmente, o CNMP não possui processo eletrônico (apenas físico).

PJe - Lançado em junho, o Processo Judicial Eletrônico recebeu até o momento a adesão de 53 órgãos da Justiça, segundo levantamento do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria Geral do CNJ. Nesses órgãos, a implantação do sistema está em diferentes estágios. O desenvolvimento e aprimoramento do sistema PJe está sendo realizado de forma amplamente colaborativa. Servidores e magistrados de vários tribunais participaram das definições acerca de seus requisitos e funcionamento.

Segundo o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, o Processo Judicial Eletrônico é um marco na colaboração entre os tribunais e para o Judiciário.“Não estamos fazendo a mera informatização. Trata-se de um projeto de automação do Judiciário, com a eliminação de inúmeras tarefas processuais que hoje são feitas manualmente. Estima-se que estas tarefas gastam 70% do tempo do processo judicial”, destacou o ministro em junho passado, durante o lançamento oficial do PJe.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias



www.cnj.jus.br/9g4c
Palavras-chave: pje, processo judicial eletronico, acordo de cooperacao tecnica, procuradoria geral da republica, ministro cezar peluso, procurador geral da republica roberto gurgel, cnmp, conselho nacional do ministerio publico
Atenção! O CNJ não realiza qualquer tipo de cobrança ou contato telefônico com quem tem demandas na Justiça

Anexo I - Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes, S/N - Brasília - Distrito Federal - Brasil | CEP: 70175-901 | (61) 2326-4607 ou (61) 2326-4608 Telefones Úteis