.
Início do cabeçalho
.

Início do conteúdo

Início do conteúdo

Objetivos Estratégicos do Poder Judiciário




Tema

Objetivo

Descrição
Eficiência Operacional
Garantir a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos. Garantir a agilidade na tramitação dos processos judiciais e administrativos e assegurar a razoável duração do processo.
Eficiência Operacional
Buscar a excelência na gestão de custos operacionais.
Garantir a economicidade dos recursos por meio da racionalização na aquisição e utilização de todos os materiais, bens e serviços (responsabilidade ambiental), e da melhor alocação dos recursos humanos necessários à prestação jurisdicional.
Acesso ao Sistema de Justiça
Facilitar o acesso à Justiça. Promover o acesso ao Poder Judiciário, com o objetivo de democratizar a relação da população com os órgãos judiciais e garantir equidade no atendimento à sociedade.
Acesso ao Sistema de Justiça
Promover a efetividade no cumprimento das decisões judiciais.
Assegurar o cumprimento das decisões emanadas do Poder Judiciário, a fim de garantir que os direitos reconhecidos alcancem resultados concretos.
Responsabilidade Social
Promover a cidadania. Promover o desenvolvimento e inclusão social, por meio de ações que contribuam para o fortalecimento da educação e da consciência dos direitos, deveres e valores do cidadão.
Alinhamento e Integração
Garantir o alinhamento estratégico em todas as unidades do Judiciário. Garantir que as unidades do Judiciário tenham seu planejamento estratégico e sua gestão alinhados à estratégia do Poder Judiciário Nacional, respeitando as particularidades locais e visando a resultados de curto, médio e longo prazos (continuidade).
Alinhamento e Integração
Fomentar a interação e a troca de experiências entre Tribunais (nacionais e internacionais). Buscar a unicidade e a integração da Justiça por meio da troca de experiências entre Tribunais, compartilhando conhecimento, práticas, unidades, estruturas e soluções jurídicas e administrativas.
Atuação Institucional
Fortalecer e harmonizar as relações entre os poderes, setores e instituições. Fortalecer a integração do Judiciário com os Poderes Executivo e Legislativo e desenvolver parcerias com os órgãos do sistema da justiça (OAB, Ministério Público, Defensorias) e entidades públicas e privadas para viabilizar o alcance dos seus objetivos (eficiência, acessibilidade e responsabilidade social).
Atuação Institucional
Disseminar valores éticos e morais por meio de atuação institucional efetiva.
Valorizar e difundir práticas que fomentem e conservem valores éticos e morais (imparcialidade, probidade, transparência) no âmbito do Poder Judiciário, nas organizações ligadas à atividade judiciária e nas instituições de ensino.
Atuação Institucional
Aprimorar a comunicação com o público externo.

Aprimorar a comunicação com o público externo, com linguagem clara e acessível, disponibilizando, com transparência, informações sobre o papel, as ações e as iniciativas do Poder Judiciário, o andamento processual, os atos judiciais e administrativos, os dados orçamentários e de desempenho operacional.
Gestão de Pessoas
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores. Garantir que os magistrados e servidores possuam conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para o alcance dos objetivos estratégicos.
Gestão de Pessoas
Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia. Elevar o nível de comprometimento, motivação e identidade institucional dos Magistrados e Servidores para viabilizar a execução da estratégia.
Infraestrutura e Tecnologia Garantir a infra-estrutura apropriada às atividades administrativas e judiciais. Prover os recursos materiais e tecnológicos (instalações, mobiliários, equipamentos de informática) que permitam o bom desempenho das unidades do Judiciário, garantindo aos magistrados e servidores condições de trabalho com saúde e segurança, além da proteção e manutenção dos bens materiais e dos sistemas.
Infraestrutura e Tecnologia
.Garantir a disponibilidade de sistemas essenciais de TI. Estruturar a tecnologia da informação e o seu gerenciamento de forma a garantir o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a disponibilidade dos sistemas essenciais à execução da estratégia.
Orçamento
Assegurar recursos orçamentários necessários para a execução dos objetivos da estratégia Promover ações orçamentárias visando assegurar recursos que viabilizem as ações e metas necessárias à execução da Estratégia. Garantir a disponibilização dos recursos orçamentários necessários para a execução dos projetos estratégicos, de acordo com os cronogramas estabelecidos para cada iniciativa.

.