Webinar “Apresentação da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro”

Visão Geral – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Serviço de Autenticação – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Serviço de Notificações – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Hands-on – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Codex: Plataforma de dados processuais – Instalação, integração e consumo de dados

Desenvolvimento Front-end – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Sistemas de Processo Eletrônico – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

A série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” tem por objetivo explicar os fundamentos da pesquisa empírica, como produzir dados, como analisá-los, entre outras etapas relevantes do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao direito.

O público-alvo são magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, comunidade científica e acadêmica e demais integrantes do Sistema de Justiça, que já realizem ou estejam buscando aprimoramento para realização de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias.

Acesse aqui a playlist com os eventos já realizados.

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Eventos realizados

Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, explicou-se os fundamentos da pesquisa empírica, fornecendo orientações sobre como coletar e analisar dados, entre outras etapas essenciais para a construção de pesquisas aplicadas ao campo do direito

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, foi realizado um mini-curso sobre o tema com a pesquisadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias Olívia Pessoa

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, a discussão foi em torno dos desafios da pesquisa em Administração da Justiça, tendo como palestrante o professor titular da Universidade de Brasília (UnB) Tomás de Aquino Guimarães. A abertura contará com a participação da juíza auxiliar da Presidência do CNJ Ana Aguiar.

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” foi apresentado como produzir dados, como analisá-los e outras dúvidas relativas às etapas do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao direito são comuns entre acadêmicos e pesquisadores da área jurídica.

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Evento inaugural da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” em que se apresenta as definições do que é pesquisa empírica. 

Veja a cobertura completa do encontro.

Servidores, servidoras, magistrados e magistradas poderão aprender a usar a ferramenta no curso SNGB: Capacitação para Utilização. 

A formação é ofertada na modalidade autoinstrucional e já está disponível na plataforma de ensino on-line do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD). Para obter certificado, será necessário cumprir os requisitos mínimos indicados na plataforma. Não é preciso comprovar qualificação prévia no ato da inscrição. 

PÚBLICO-ALVO 

  • Servidores e magistrados de todos os tribunais brasileiros  
  • Servidores do Poder Executivo responsáveis pela gestão de bens e documentos apreendidos, como integrantes das Polícias Civil, Federal e Rodoviárias e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública 

COMO SE INSCREVER 

Acesse o curso por meio da plataforma do CEAJUD.   

  1. Acesse a página do CEAJUD: https://www.cnj.jus.br/eadcnj.   
  2. Na página inicial, clique em “acesse aqui”.   
  3. Caso ainda não tenha conta na plataforma, clique em “Criar uma conta”.   
  4. Na tela seguinte, preencha os dados solicitados e clique em “Criar minha conta”.  
  5. Você irá receber um e-mail de confirmação do seu cadastro. Ao acessar a página do CEAJUD, informe seu CPF e senha.  
  6. Pronto! Você está no ambiente de cursos. Agora, basta localizar o curso desejado e iniciar. 

SNGB: Capacitação para Utilização 
Carga horária: 3h 
Objetivos: Habilitar o participante a utilizar a ferramenta, cadastrar bens apreendidos e gerir sua situação até a destinação final.  
Metodologia: formato autoinstrucional, composto por videoaulas, manual do usuário e formulário de avaliação da qualidade do curso. 
Requisitos técnicos: possuir computador, tablet e/ou celular com conexão de internet e capaz de acessar a plataforma Moodle do CEAJUD. 

Conteúdo  

Módulo 1 – Apresentação  

  • Objetivos e finalidades do sistema 
  • Acessando o SNGB
  • Tela inicial do sistema 

 Módulo 2 – Classificações de bens e configurações gerais 

  • Tabela de classificações – Categorias 
  • Tabela de classificações – Classe 
  • Tabela de classificações – Subclasse 
  • Padrões de especificação 
  • Listas de opções 
  • Configurando um perfil de acesso 
  • Criando unidades de medidas 
  • Criando locais de armazenamento 

 Módulo 3 – Cadastro e manutenção de bens 

  • Cadastrando um bem 
  • Pessoas 
  • Fracionamentos 
  • Processos vinculados 
  • Remessas 
  • Anexos 
  • Histórico 
  • Gerando um comprovante com QRCode 

 Módulo 4 – Gestão de remessas 

  • Criando uma remessa definitiva  
  • Incluindo bens da remessa  
  • Incluindo anexos da remessa  
  • Visualizando o fluxo da remessa  
  • Visualizando o histórico da remessa  
  • Efetuando o envio da remessa   
  • Recebendo e apropriando uma remessa  
  • Criando uma remessa temporária  
  • Apresentando a caixa de entrada  

Módulo 5 – Painéis e relatórios Visualizando e filtrando relatórios 

  • Classificação de bens  
  • Bens cadastrados  
  • Quantitativos de bens  
  • Bens por processos  
  • Bens por detentor  
  • Dashboards 

 Módulo 6 – Considerações finais 

Servidores, servidoras, magistrados e magistradas poderão aprender a usar a ferramenta no curso Sniper: Capacitação para Utilização.  

O curso é ofertado na modalidade autoinstrucional, via plataforma de ensino on-line do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD), e está dividido em duas unidades didáticas. A primeira trata do Mapa de Relacionamentos – Dados não sigilosos, e a segunda sobre Mapa de Relacionamentos – Dados Judiciais e Dados Sigilosos.

Para obter certificado, será necessário cumprir os requisitos mínimos, como frequência e nota final maior ou igual a 7 nas atividades avaliativas.  

PÚBLICO-ALVO  

Servidores(as) e magistrados(as) de todos os tribunais brasileiros poderão se inscrever. Não será necessário comprovar qualificação prévia no ato da inscrição.   

COMO SE INSCREVER  

Para realizar a inscrição no curso, a pessoa interessada deverá o acessar o link https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-sniper-capacitacao-para-utilizacao-2023-ciclo2. Após avaliação por parte do CEAJUD, a matrícula será autorizada apenas a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário. O interessado receberá as comunicações e orientações por e-mail.

Este processo demanda um prazo de dois dias, desde o momento de o cursista realizar sua inscrição, até de fato poder acessar o curso. Destaca-se que não será possível se matricular diretamente via CEAJUD, mesmo se a pessoa já esteja registrada no CEAJUD e seja membro do Poder Judiciário. Todas as inscrições serão via link indicado acima.

Curso Sniper: Capacitação para Utilização 
Carga horária: 4h 
Objetivos: Objetivos: Habilitar o participante a utilizar a ferramenta e realizar buscas de vínculos entre indivíduos e entidades a partir da relação entre dados provenientes da Receita Federal do Brasil, do Tribunal Superior Eleitoral, Infojud, Sisbajud, Datajud, entre outras fontes.

Conteúdo  

Unidade didática 1: Mapa de Relacionamentos – Dados não sigilosos

  1. Introdução
           a. Dados e suas aplicações;

           b. Bases de dados disponíveis (incluindo origens e limitações); e
           c. Conceito de grafos e suas aplicações.

  2. Uso do Mapa de Relacionamentos no Sniper

           a. Introdução à plataforma Sniper;
           b. Pesquisa de pessoas e relações;
           c. Detalhamento sobre bens e ativos;
           d. Exportação das informações obtidas; e
           e. Exemplos de uso.

Unidade didática 2: Mapa de Relacionamentos – Dados judiciais e dados sigilosos

 3. Datajud
             a. Consulta à lista de processos judiciais.
 4. Sisbajud
             a. Contas em instituições financeiras; e
             b. Lista de requisições emitidas pelo Sisbajud.
 5. Infojud
             a. Imposto de Renda da Pessoa Física
                       i. Resumo da declaração;
                       ii. Bens declarados;
                       iii. Dependentes;
                       iv. Doações/pagamentos;
                       v. Rendimentos; e
              b. Informações provenientes da e-Financeira, para pessoas jurídicas.

Vídeos tutoriais
Para apoiar os usuários, o Programa Justiça 4.0 disponibiliza uma série de vídeos tutoriais que demonstram o cadastro, a gestão de usuários e o acesso ao sistema:

Outros recursos
Para apoiar os usuários, o Programa Justiça 4.0 disponibiliza uma série de vídeos tutoriais que demonstram o cadastro, a gestão de usuários e o acesso ao sistema:

  • Manual do usuário: auxilia pessoas jurídicas e físicas no primeiro acesso, no cadastro e na gestão de usuários.
  • Documentação técnica: fornece informações para integração dos tribunais.

  • Webinário Domicílio: gravado em setembro de 2022, apresenta o sistema aos tribunais.

Cursos
Acompanhe o lançamento de cursos sobre a ferramenta na página de capacitações do Programa Justiça 4.0

Webinar de Aprimoramento do Datajud
O Conselho Nacional de Justiça divulgará as novas ferramentas de aprimoramento do DataJud, em cumprimento a Portaria CNJ n. 160/2020. Serão vários webinários para dar maior visibilidade às ações do CNJ e possibilitar aos tribunais troca de experiências com a equipe que coordena o banco de dados.
No Módulo 1 (19/2/2021), foi apresentado o novo Validador de XML (acesse a apresentação em Power Point)
Você pode rever o evento aqui: No Módulo 2 (5/3/2021) – Novo Painel de Saneamento, que substitui o Painel de Qualificação (acesse a apresentação em Power Point) Você pode rever o evento aqui: No dia 19/03 foi realizada uma reunião de acompanhamento, para sanar dúvidas sobre o saneamento (acesse a apresentação em Power Point ) Você pode rever o evento aqui: Módulo 3 (09/04/2021) – Faxinajud, plataforma vencedora do CNJ Inova (acesse a apresentação em Power Point) Você pode rever o evento aqui: No dia 30/4/2021, foi realizada reunião de orientação sobre o envio de dados pelos Tribunais ao DataJud. Você pode rever o evento aqui: Módulo 4 (28/05/2021) – Tema Prêmio CNJ de Qualidade 2021 Você pode rever o evento aqui: Apresentação das ferramentas de Acesso ao Datajud (Elastic) Módulo 5 (5/11/2021) – Tema: Painel de acompanhamento e Painel de saneamento das unidades judiciárias Você pode rever o evento aqui: Módulo 6 (27/04/2022) – Tema: Nova versão do Painel de Estatísticas do Poder Judiciário. Você pode rever o evento aqui: (20/10/2023) – Tema: Novas Ferramentas do Datajud e Modelo de Transmissão de Dados. Você pode rever o evento aqui: (27/10/2023) – Tema: Novas Ferramentas do Datajud e Modelo de Transmissão de Dados Você pode rever o evento aqui:  

O Treinamento EaD sobre inteligência artificial – Uma abordagem com uso do SINAPSES tem como objetivo instituir uma ação permanente com o aproveitamento das soluções já existentes e das experiências acumuladas, formando uma comunidade de desenvolvedores aptos a criar modelos de inteligência artificial na plataforma SINAPSES para aumentar o ecossistema de modelos de inteligência artificial com intuito de automatizar rotinas repetitivas no PJe. 

A divulgação é sempre feita via e-mail e já foram realizadas 8 turmas. Para entrar na lista de transmissão, favor encaminhar e-mail ao gerenciaexecutivapje@cnj.jus.br

Programa de Formação para Automação Avançada no PJe

O Programa de Formação para Automação Avançada no PJe tem o objetivo de instituir uma ação permanente para elevar o nível de automação do sistema PJe, com o aproveitamento das soluções já existentes e das experiências acumuladas, além de uma constante orientação aos tribunais, por meio de uma capacitação na modalidade Ensino a Distância.

Módulo 1 – Nova metodologia para construção de fluxos no PJe

 Introdução ao Programa:

1º webinar (24/04/2020):

2º webinar (30/04/2020):

3º webinar (08/05/2020):

4º webinar (15/05/2020):

Módulo 2 –  Integração com portal Consumidor.Gov e Configuração para uso do robô do bacenjud (22/05/2020):

Módulo 3 – Chamadas de API´s no BPM (29/05/2020): 

Módulo 4 – Inteligência Artificial no PJe

05/06 – Como utilizar serviços de IA

12/06 – Implementando serviços de IA no SINAPSES

Módulo 5 – Automação de etiquetas no PJe (19/06/2020): 
 
 
Módulo 6 – Novo editor do PJe: Editor Libre Office (26/06/2020):
 
 
Módulo 7 – Geração de certidões automáticas no PJe (03/07/2020) :

Módulo 8 – Inova PJe apresenta o Laboratório de Mineração de Processos (10/07/2020):

Módulo 9 – e-Carta e sua integração ao PJe (17/07/2020):

Módulo 10 – Novo padrão visual para o PJe – Uikit (24/7/2020):

O Uikit.PJe.Jus é um conjunto de ferramentas desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) para possibilitar uniformidade dos sistemas e aprimorar a usabilidade e experiência do usuário. Com ele, é simples utilizar soluções tecnológicas modernas e intuitivas, como a interface responsiva e por touchscreen (toque na tela, em inglês).

Módulo 11 – PJe e Sinapses: utilização prática de modelos de IA  (31/07/2020):

Módulo 12 – Utilizando robôs no PJe (10/08/2020):

Módulo 13 – Integração com SEEU e BNMP (14/08/2020):

Módulo 14 – Triagem inicial na execução fiscal: ELIS/SINAPSES (21/8/2020): 

Módulo 15 – Editor LibreOffice: plugins e SINAPSES (28/8/2020):

Capacitações On-line

Pacto Nacional pela Primeira Infância

A qualidade na atenção à primeira infância somente será alcançada com a capacitação dos profissionais atuantes na área. Capacitar permite aos operadores atenção mais eficaz, eficiente e efetiva às crianças de zero a seis anos, de modo a atenderem suas necessidades, expô-las da forma mais reduzida possível, bem como garantir sua integridade física e, principalmente, psicológica. É preciso que a equipe técnica e os operadores do Direito conheçam os procedimentos humanísticos e cientificamente definidos como mais eficientes e menos danosos quando da atenção às crianças de zero a seis anos, fase crucial para a formação da criança como indivíduo, e que terá consequências em toda sua vida.

Para tanto, serão ofertados cursos à distância (EaD) e presenciais sobre princípios, diretrizes e estratégias representadas pelo Marco Legal da Primeira Infância, com enfoque nas competências profissionais de servidores, psicólogos, assistentes sociais e operadores do direito, divididos da seguinte forma:

  • 100 turmas de cursos EaD, com 60 horas-aula, para 10.000 servidores públicos;
  • 60 turmas de cursos EaD, com 60 horas-aula, para 6.000 psicólogos;
  • 60 turmas de cursos EaD, com 60 horas-aula, para 6.000 assistentes sociais;
  • 30 turmas de cursos semipresenciais, com 46 horas-aula, para 1.500 operadores do direito; e
  • cursos EaD autoinstrucionais, a serem desenvolvidos nas plataformas de órgãos públicos.

As turmas dos cursos voltados para os operadores do direito já foram iniciadas. Para consultar o cronograma da turmas confirmadas e realizar a sua inscrição, clique aqui.

Em breve será divulgado o cronograma de oferta dos cursos a distância.

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1ª Reunião do Grupo de Trabalho responsável pelas atividades de planejamento dos cursos