Identificação
Resolução Nº 70 de 18/03/2009
Apelido
---
Temas
Ementa

Dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências.

Situação
Revogado
Situação STF
---
Origem
Presidência
Fonte
DOU - Seção 1 - nº 56/2009, de 24/03/2009, p. 89-91 e no DJE/CNJ nº 47/2009, de 25/03/2009, p. 5-18.
Alteração
Legislação Correlata
Observação / CUMPRDEC / CONSULTA

CUMPRDEC 0200344-12.2009.2.00.0000

100ª Sessão Ordinária do Plenário do CNJ, de 9 e 10 de março de 2010

Código: C-AJJ , C-AJA , C-AJCONT, C-AJPD, C-AJSIS, C-AJARQ, C-AJAR , C-AJBIB , C-AJEN , C-AJES , C-AJPSI , C-AJSOC , C-TJAD , C-TJSIS

CONSULTA 0001982-30.2010.2.00.0000

CONSULTA 0005630-52.2009.2.00.0000

 
Texto
Texto Original
Texto Compilado

Revogado pela Resolução nº 198, de 16 de junho de 2014

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA,no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais, e

 

CONSIDERANDOcompetir ao Conselho Nacional de Justiça, como órgão de controle da atuação administrativa e financeira dos tribunais, a atribuição de coordenar o planejamento e a gestão estratégica do Poder Judiciário; 

 

CONSIDERANDOa unicidade do Poder Judiciário, a exigir a implementação de diretrizes nacionais para nortear a atuação institucional de todos os seus órgãos; 

 

CONSIDERANDOque os Presidentes dos tribunais brasileiros, reunidos no I Encontro Nacional do Judiciário, deliberaram pela elaboração de Planejamento Estratégico Nacional, a fim de aperfeiçoar e modernizar os serviços judiciais; 

 

CONSIDERANDOo trabalho realizado nos 12 (doze) Encontros Regionais, consolidado no Plano Estratégico apresentado e validado no II Encontro Nacional do Judiciário, realizado em 16 de fevereiro de 2009, na cidade de Belo Horizonte - MG; 

 

CONSIDERANDOa aprovação, no II Encontro Nacional do Judiciário, de 10 Metas Nacionais de Nivelamento para o ano de 2009; 

 

CONSIDERANDOa necessidade de se conferir maior continuidade administrativa aos tribunais, independentemente das alternâncias de seus gestores; 

 

CONSIDERANDOdeterminar a Resolução CNJ n.º 49, de 18 de dezembro de 2007, a criação de Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica, unidade administrativa competente para elaborar, implementar e gerir o planejamento estratégico de cada órgão da Justiça.

 

RESOLVE:

 

CAPÍTULO I 

 

DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO ESTRATÉGICA 

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1° Fica instituído o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, consolidado no Plano Estratégico Nacional consoante do Anexo.

 

I - desta Resolução, sintetizado nos seguintes componentes:

 

I - Missão: realizar justiça.

 

II - Visão: ser reconhecido pela Sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.

 

III - Atributos de Valor Judiciário para a Sociedade:

 

a) credibilidade;

 

b) acessibilidade;

 

c) celeridade;

 

d) ética;

 

e) imparcialidade;

 

f) modernidade;

 

g) probidade:

 

h) responsabilidade Social e Ambiental;

 

i) transparência.

 

IV - 15 (quinze) objetivos estratégicos, distribuídos em 8 (oito) temas:

 

a) Eficiência Operacional:

 

Objetivo 1. Garantir a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos;

 

Objetivo 2. Buscar a excelência na gestão de custos operacionais;

 

b) Acesso ao Sistema de Justiça:

 

Objetivo 3. Facilitar o acesso à Justiça;

 

Objetivo 4. Promover a efetividade no cumprimento das decisões;

 

c) Responsabilidade Social:

 

Objetivo 5. Promover a cidadania;

 

d) Alinhamento e Integração:

 

Objetivo 6. Garantir o alinhamento estratégico em todas as unidades do Judiciário;

 

Objetivo 7. Fomentar a interação e a troca de experiências entre Tribunais nos planos nacional e internacional;

 

e) Atuação Institucional:

 

Objetivo 8. Fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições;

 

Objetivo 9. Disseminar valores éticos e morais por meio de atuação institucional efetiva;

 

Objetivo 10. Aprimorar a comunicação com públicos externos;

 

f) Gestão de Pessoas:

 

Objetivo 11. Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores;

 

Objetivo 12. Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia;

 

g) Infraestrutura e Tecnologia:

 

Objetivo 13. Garantir a infraestrutura apropriada às atividades administrativas e judiciais;

 

Objetivo 14. Garantir a disponibilidade de sistemas essenciais de tecnologia de informação;

 

h) Orçamento:

 

Objetivo 15. Assegurar recursos orçamentários necessários à execução da estratégia;

 

CAPÍTULO II

 

DO PRAZO E DA FORMA DE IMPLANTAÇÃO

 

Art. 2º O Conselho Nacional de Justiça e os tribunais indicados nos incisos II a VII do art. 92 da Constituição Federal elaborarão os seus respectivos planejamentos estratégicos, alinhados ao Plano Estratégico Nacional, com abrangência mínima de 5 (cinco) anos, bem como os aprovarão nos seus órgãos plenários ou especiais até 31 de dezembro de 2009.

 

§ 1º - Os planejamentos estratégicos de que trata o caput conterão:

 

I - pelo menos um indicador de resultado para cada objetivo estratégico;

 

II - metas de curto, médio e longo prazos, associadas aos indicadores de resultado;

 

III - projetos e ações julgados suficientes e necessários para o atingimento das metas fixadas.

 

§ 2º - Os Tribunais que já disponham de planejamento estratégicos deverão adequá-los ao Plano Estratégico Nacional, observadas as disposições e requisitos do caput e do §1º deste artigo.

 

§ 3º - As propostas orçamentárias dos tribunais devem ser alinhadas aos seus respectivos planejamentos estratégicos, de forma a garantir os recursos necessários à sua execução.

 

§ 4º - Os tribunais garantirão a participação efetiva de serventuários e de magistrados de primeiro e segundo graus, indicados pelas respectivas entidades de classe, na elaboração e na execução de suas propostas orçamentárias e planejamentos estratégicos.

 

§ 5º - O disposto no parágrafo anterior não se aplica aos tribunais superiores, sem prejuízo da participação efetiva de ministros e serventuários na elaboração e na execução de suas estratégias.

 

§ 6º O Conselho Nacional de Justiça adotará as providências necessárias para fornecer auxílio técnico-científico aos tribunais na elaboração e na gestão da estratégia.

 

Art. 3º O Núcleo de Gestão Estratégica dos tribunais ou unidade análoga coordenará ou assessorará a elaboração, implementação e gestão do planejamento estratégico, como também atuará nas áreas de gerenciamento de projetos, otimização de processos de trabalho e acompanhamento de dados estatísticos para gestão da informação.

 

§ 1º - Os tribunais deverão priorizar, inclusive nas suas propostas orçamentárias, a estruturação de Núcleos de Gestão Estratégica ou unidade análoga.

 

§ 2º - O Conselho Nacional de Justiça encaminhará aos tribunais, por intermédio do Departamento de Gestão Estratégica, sugestão de estruturação das atividades dos Núcleos de Gestão Estratégica.

 

CAPÍTULO III

 

DO BANCO E DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

 

DO PODER JUDICIÁRIO

 

Art. 4º - O Conselho Nacional de Justiça manterá disponível no seu Portal na Rede Mundial de Computadores (internet) o Banco de Boas Práticas de Gestão do Poder Judiciário, a ser continuamente atualizado, com o intuito de promover a divulgação e o compartilhamento de projetos e ações desenvolvidas pelos tribunais.

 

§ 1º - Os projetos e ações do Banco de Boas Práticas de Gestão do Poder Judiciário serão subdivididos de acordo com os temas da Estratégia Nacional, a fim de facilitar a identificação pelos tribunais interessados na sua utilização.

 

§ 2º - Os projetos e práticas a serem incluídos no Banco de Boas Práticas de Gestão do Poder Judiciário devem ser encaminhados ao Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça, órgão responsável pela sua gestão.

 

CAPÍTULO IV

 

DO ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS

 

Art. 5º Os tribunais promoverão Reuniões de Análise da Estratégia - RAE trimestrais para acompanhamento dos resultados das metas fixadas, oportunidade em que poderão promover ajustes e outras medidas necessárias à melhoria do desempenho.

 

CAPÍTULO V

 

DOS INDICADORES, METAS E PROJETOS NACIONAIS

 

Art. 6º Sem prejuízo do planejamento estratégico dos órgãos do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça coordenará a instituição de indicadores de resultados, metas, projetos e ações de âmbito nacional, comuns a todos os tribunais.

 

Parágrafo Único. As metas nacionais de nivelamento para o ano de 2009 estão descritas no Anexo II desta Resolução.

 

Art. 6º-A O Conselho Nacional de Justiça coordenará a realização de Encontros Anuais do Poder Judiciário, preferencialmente no mês de fevereiro, com os seguintes objetivos, entre outros: (Incluído pela Emenda nº 01, publicada em 20.04.10)

 

I - avaliar a Estratégia Nacional; (Incluído pela Emenda nº 01, publicada em 20.04.10)

 

II - divulgar o desempenho dos tribunais no cumprimento das ações, projetos e metas nacionais no ano findo; (Incluído pela Emenda nº 01, publicada em 20.04.10)

 

III - definir as novas ações, projetos e metas nacionais prioritárias. (Incluído pela Emenda nº 01, publicada em 20.04.10)

 

§ 1º - Os Encontros Anuais do Poder Judiciário contarão com a participação dos presidentes e corregedores dos tribunais e dos conselhos, como também das associações nacionais de magistrados, facultado o convite a outras entidades e autoridades. (Incluído pela Emenda nº 01, publicada em 20.04.10)

 

§ 2º O Encontro Anual poderá ser precedido de reuniões preparatórias com representantes dos tribunais e com as associações nacionais de magistrados. (Incluído pela Emenda nº 01, publicada em 20.04.10)

 

§ 3º - As deliberações dos Encontros Anuais, mormente as ações, projetos e metas prioritárias estabelecidas, serão comunicadas ao Plenário do CNJ e publicadas como Anexo desta Resolução. (Incluído pela Emenda nº 01, publicada em 20.04.10)

 

§ 4º - Caberá ao Conselho Nacional de Justiça a escolha da sede do Encontro Anual, observadas as candidaturas dos tribunais interessados, privilegiando-se a alternância entre as unidades federativas. (Incluído pela Emenda nº 01, publicada em 20.04.10)

 

§ 5º A organização dos Encontros Anuais dar-se-á em parceria entre o Conselho Nacional de Justiça e os tribunais-sede. (Incluído pela Emenda nº 01, publicada em 20.04.10)

 

CAPÍTULO VI

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 7º Compete à Presidência do Conselho Nacional de Justiça, em conjunto com a Comissão de Estatística e Gestão Estratégica, assessorados pelo Departamento de Gestão Estratégica, coordenar as atividades de planejamento e gestão estratégica do Poder Judiciário.

 

Parágrafo Único. A Presidência do Conselho Nacional de Justiça instituirá e regulamentará Comitê Gestor Nacional para auxiliar as atividades de planejamento e gestão estratégica do Poder Judiciário, a ser coordenado pelo Presidente da Comissão de Estatística e Gestão Estratégica.

 

Art. 8º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ministro GILMAR MENDES