Conselho Nacional de Justiça

 

Autos: PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI - 0005625-54.2014.2.00.0000
Requerente: TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
Requerido: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ

 


EMENTA: PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. TRIBUNAIS ELEITORAIS. CRIAÇÃO. CARGOS. ANALISTA JUDICIÁRIO. TÉCNICO JUDICIÁRIO. ESPECIALIDADE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. PARECER DE MÉRITO FAVORÁVEL.

1. Proposta de criação de 418 e 255 cargos de provimento efetivo de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, especialidade Tecnologia da Informação e Comunicação.

2. Acolhimento da manifestação técnica do Departamento de Acompanhamento Orçamentário e Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça. Parecer de mérito favorável.

 

 

 ACÓRDÃO

O Conselho, por unanimidade, aprovou o parecer de mérito, nos termos do voto do Relator. Presidiu o julgamento o Ministro Ricardo Lewandowski. Plenário, 18 de agosto de 2015. Presentes à sessão os Excelentíssimos Senhores Conselheiros Ricardo Lewandowski, Nancy Andrighi, Lelio Bentes Corrêa, Ana Maria Duarte Amarante Brito, Flavio Sirangelo, Deborah Ciocci, Saulo Casali Bahia, Rubens Curado Silveira, Luiza Cristina Frischeisen, Gilberto Martins, Paulo Teixeira, Luiz Cláudio Allemand, Emmanoel Campelo e Fabiano Silveira.

Conselho Nacional de Justiça

Autos: PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI - 0005625-54.2014.2.00.0000
Requerente: TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
Requerido: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ


RELATÓRIO

 

Vistos, etc.

 

Trata-se de expediente encaminhado pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Dias Toffoli, para análise deste Conselho, contendo proposta de anteprojeto de lei que dispõe sobre a criação de 418 e 255 cargos de provimento efetivo de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, respectivamente, especialidade Tecnologia da Informação, para o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais eleitorais.

 

O processo foi encaminhado sucessivamente ao Departamento de Acompanhamento Orçamentário, para os fins do §1º do artigo 3º da Resolução CNJ nº 68/2009, e ao Departamento de Pesquisas Judiciárias deste Conselho, para cumprimento do disposto na Resolução CNJ nº 184/2013.  

 

É o relatório. 

 


 

Conselho Nacional de Justiça

 

Autos: PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI - 0005625-54.2014.2.00.0000
Requerente: TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
Requerido: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ

 


VOTO


Em seu parecer, o DAO/CNJ informa que “o artigo 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar nº 101/2000, exige que os atos que criarem ou aumentarem despesa obrigatória de caráter continuado”, sejam instruídos com:

 

a)             o impacto orçamentário no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes;

b)            a demonstração da origem dos recursos; e

c)             a comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 

Ressalta que o impacto orçamentário previsto para o ano de 2015 decorrente do provimento dos cargos propostos neste processo é estimado em R$ 78.968.322,14 (setenta e oito milhões, novecentos e sessenta e oito mil, trezentos e vinte e dois reais e quatorze centavos), conforme cálculo apresentado na tabela abaixo:

 

Tabela 2   

R$ 1,00 

Exercício 2015 

 

 

 

CARGO / FUNÇÃO 

Servidores 

Vencimento  

Básico  

Gratificações -  

GAJ (90%)   

Vantagem  

Pecuniária  

Individual - VPI* 

Remuneração  

Despesa Anual com  

Remuneração 

Despesa com  

Gratificação  

Natalina 

Despesa com  

Férias:           

1/3 (Servidores)  

Despesa Anual com  

Contribuição  

Patronal - CPSSS 

Despesa Anual com Previdência  

Complementar -  

FUNPRESP 

Impacto Total  

Anualizado 

A 

B 

C 

D 

E = B + C + D 

F = A * E * 12 

G = A * E  

H = A * (E / 3) 

I = 22%rem <TetoRGPS** 

J = 8,5%rem  

>TetoRGPS** 

K = F+G+H+I+J 

ANALISTAS 

 

 

 

TRE do Acre 

6

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              638.197

                53.183

                17.728

                79.857

                  27.914

        816.877,70 

TRE do Alagoas 

10

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.063.661

                88.638

                29.546

             133.095

                 4 6.523

    1.361.462,83 

TRE do Amazonas 

4

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              425.464

                35.455

                11.818

                53.238

                  18.609

        544.585,13 

TRE do Amapá 

3

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              319.098

                26.592

                 8 .864

                39.928

                  13.957

        408.438,85 

TRE da Bahia 

19

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           2.020.956

             168.413

                56.138

             252.880

                 8 8.393

    2.586.779,38 

TRE do Ceará 

15

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.595.492

             132.958

                44.319

             199.642

                 6 9.784

    2.042.194,25 

TRE do Distrito Federal 

13

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.382.760

             115.230

                38.410

             173.023

                 6 0.479

    1.769.901,68 

TRE do Espírito Santo 

12

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.276.393

             106.366

                35.455

             159.713

                 5 5.827

    1.633.755,40 

TRE de Goiás 

14

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.489.126

             124.094

                41.365

             186.332

                 6 5.132

    1.906.047,97 

TRE do Maranhão 

8

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              850.929

                70.911

                23.637

             106.476

                 3 7.218

    1.089.170,27 

TRE de Minas Gerais 

8

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              850.929

                70.911

                23.637

             106.476

                 3 7.218

    1.089.170,27 

TRE do Mato Grosso do Sul 

9

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              957.295

                79.775

                26.592

             119.785

                 4 1.870

    1.225.316,55 

TRE do Mato Grosso

6

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              638.197

                53.183

                17.728

                79.857

                  27.914

        816.877,70

TRE do Pará

16

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.701.858

             141.821

                47.274

             212.951

                 7 4.436

    2.178.340,53

TRE da Paraíba

7

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              744.563

                62.047

                20.682

                93.166

                  32.566

        953.023,98

TRE do Pernambuco

7

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              744.563

                62.047

                20.682

                93.166

                  32.566

        953.023,98

TRE do Piauí

16

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.701.858

             141.821

                47.274

             212.951

                 7 4.436

    2.178.340,53

TRE do Paraná

12

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.276.393

             106.366

                35.455

             159.713

                 5 5.827

    1.633.755,40

TRE do Rio de Janeiro

27

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           2.871.885

             239.324

                79.775

             359.355

               125.611

    3.675.949,65

TRE do Rio Grande do Norte

6

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              638.197

                53.183

                17.728

                79.857

                  27.914

        816.877,70

TRE de Rondônia

6

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              638.197

                53.183

                17.728

                79.857

                  27.914

        816.877,70

TRE de Roraima

6

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              638.197

                53.183

                17.728

                79.857

                  27.914

        816.877,70

TRE do Rio Grande do Sul

13

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.382.760

             115.230

                38.410

             173.023

                 6 0.479

    1.769.901,68

TRE de Santa Catarina

10

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.063.661

                88.638

                29.546

             133.095

                 4 6.523

    1.361.462,83

TRE do Segipe

6

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

              638.197

                53.183

                17.728

                79.857

                  27.914

        816.877,70

TRE de São Paulo

37

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           3.935.546

             327.962

             109.321

             492.450

               172.134

    5.037.412,48

TRE do Tocantins

12

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

           1.276.393

             106.366

                35.455

             159.713

                 5 5.827

    1.633.755,40

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

110

4.633,67

4170,30

                 5 9,87

       8.863,84

         11.700.273

             975.023

             325.008

          1.464.040

              5 11.748

  14.976.091,17

TÉCNICOS

 

 

 

TRE do Acre

11

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         716.204,68

          59.683,72

          19.894,57

        146.403,97

              9.385,34

        951.572,29

TRE do Alagoas

8

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         520.876,13

          43.406,34

          14.468,78

        106.475,61

              6.825,71

        692.052,57

TRE do Amazonas

14

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         911.533,22

          75.961,10

          25.320,37

        186.332,32

            11.944,98

    1.211.092,00

TRE do Amapá

2

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         130.219,03

          10.851,59

            3.617,20

          26.618,90

              1.706,43

        173.013,14

TRE da Bahia

13

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         846.423,71

          70.535,31

          23.511,77

        173.022,87

            11.091,77

    1.124.585,43

TRE do Ceará

3

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         195.328,55

          16.277,38

            5.425,79

          39.928,35

              2.559,64

        259.519,71

TRE do Distrito Federal

11

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         716.204,68

          59.683,72

          19.894,57

        146.403,97

              9.385,34

        951.572,29

TRE do Maranhão

2

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         130.219,03

          10.851,59

            3.617,20

          26.618,90

              1.706,43

        173.013,14

TRE de Minas Gerais

15

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         976.642,74

          81.386,90

          27.128,97

        199.641,77

            12.798,20

    1.297.598,57

TRE do Mato Grosso do Sul

8

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         520.876,13

          43.406,34

          14.468,78

        106.475,61

              6.825,71

        692.052,57

TRE do Mato Grosso

11

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         716.204,68

          59.683,72

          19.894,57

        146.403,97

              9.385,34

        951.572,29

TRE da Paraíba

4

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         260.438,06

          21.703,17

            7.234,39

          53.237,81

              3.412,85

        346.026,29

TRE do Pernambuco

10

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         651.095,16

          54.257,93

          18.085,98

        133.094,52

              8.532,13

        865.065,71

TRE do Piauí

11

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         716.204,68

          59.683,72

          19.894,57

        146.403,97

              9.385,34

        951.572,29

TRE do Paraná

3

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         195.328,55

          16.277,38

            5.425,79

          39.928,35

              2.559,64

        259.519,71

TRE do Rio de Janeiro

14

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         911.533,22

          75.961,10

          25.320,37

        186.332,32

            11.944,98

    1.211.092,00

TRE do Rio Grande do Norte

8

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         520.876,13

          43.406,34

          14.468,78

        106.475,61

              6.825,71

        692.052,57

TRE de Rondônia

6

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         390.657,10

          32.554,76

          10.851,59

          79.856,71

              5.119,28

        519.039,43

TRE de Roraima

5

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         325.547,58

          27.128,97

            9.042,99

          66.547,26

              4.266,07

        432.532,86

TRE do Rio Grande do Sul

5

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         325.547,58

          27.128,97

            9.042,99

          66.547,26

              4.266,07

        432.532,86

TRE de Santa Catarina

5

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         325.547,58

          27.128,97

            9.042,99

          66.547,26

              4.266,07

        432.532,86

TRE do Segipe

4

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         260.438,06

          21.703,17

            7.234,39

          53.237,81

              3.412,85

        346.026,29

TRE de São Paulo

59

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

     3.841.461,44

       3 20.121,79

        106.707,26

        785.257,64

            50.339,58

    5.103.887,71

TRE do Tocantins

8

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         520.876,13

          43.406,34

          14.468,78

        106.475,61

              6.825,71

        692.052,57

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

15

2.824,17

2541,75

                 5 9,87

5.425,79

         976.642,74

          81.386,90

          27.128,97

        199.641,77

            12.798,20

    1.297.598,57

TOTAL

673

 

 

 

 

   61.063.963,07

    5.088.663,59

    1.696.221,20

    8.957.260,92

      2.162.213,37

 78.968.322,14

* VPI - Vantagem Pecuniária Individual instituída pela lei Nº 10.698, de 2 de julho de 2003 no valor de R$ 59,87 (cinquenta e nove reais e oitenta e sete centavos).

** Valor Teto de aposentadoria do RGPS em 2014:                                                                                              R$          4.390,24                                             **Valor Teto de aposentadoria do RGPS projetado para 2015 (incremento de  6% a.a.):                                            R$          4.653,65

 

Aduz que o impacto ocorrerá apenas no primeiro ano de vigência da nova lei, permanecendo essa despesa nos dois exercícios seguintes. Pontua que haverá apenas um pequeno incremento na despesa decorrente da atualização anual no teto para aposentadoria, sobre o qual incide a contribuição patronal de 22%, valor não significativo para efeito deste cálculo de impacto.

 

Assinala que a exigência constitucional fixada nos incisos I e II do art. 169 é considerada, anualmente, na LDO. Pontua que para o exercício de 2015, essa lei ainda não foi aprovada, porém, toda a matéria relacionada ao orçamento desse exercício é tratada com base no Projeto LDO, neste caso o PLN nº 03, de 2014.

 

Informa que a origem dos recursos e os limites para as despesas com pessoal estão previstas nos artigos 169 do texto constitucional e 19 e 20[1] da Lei Complementar nº 101/2000. Esta última estipula o percentual de 6% do orçamento ao Poder Judiciário. Já a distribuição dos percentuais no âmbito da própria Justiça é definida na Resolução CNJ nº 177/2013, que atribui à Justiça Eleitoral 0,922658% da Receita Líquida Corrente da União – RCL. No âmbito da Justiça Eleitoral, este limite foi fixado pela Portaria nº 385, de 22 de agosto de 2013 (DOU de 23/08/2013, Seção 1, pág.105), cabendo aos Tribunais os percentuais demonstrados na 1ª coluna da Tabela 3.

 

Esclarece que a base sobre a qual será acrescido o impacto da presente proposição, para verificação da observância do Limite da LRF, demonstrada na 3ª coluna da tabela 3, é a dotação aprovada no PLOA 2015 (PL 13/2014 – CN) para as despesas com pessoal sob o encargo da Justiça Eleitoral, distribuída em cada Tribunal Regional Eleitoral e no TSE, com as deduções autorizadas pelo artigo 19 da LRF relativas às fontes 156 e 169, respectivamente, a Contribuição do Servidor e Patronal para o Plano de Seguridade Social do Servidor Público.

 

Informa que tramitam no Congresso Nacional os PL nº 7.027 de 2013 e 7.889 de 2014, provenientes respectivamente dos PAM 0003409-91.2012 e 000487297.2014, cujos impactos, somados, também estão demonstrados e considerados na Tabela 3.

 

Pontua ainda, que na Tabela 3, está indicada a Receita Corrente Líquida (RCL) para o ano de 2015, estimada em R$ 808,06 bilhões no Projeto de Lei Orçamentária 2015, PL nº 13/2014 – CN (Informações Complementares, Inciso IX, Anexo II, Volume II).

 

Assim, de acordo com essas projeções, a Tabela 3 demonstra a utilização, decorrente do presente pleito, da margem existente para crescimento das despesas com pessoal e encargos sociais, no Tribunal Superior Eleitoral e em cada Tribunal Regional Eleitoral, em relação ao seu limite prudencial[2], estimado para o ano de 2015 e dos Projetos de Lei em trâmite no Congresso Nacional.

 

Constata que o montante da margem de crescimento, até o limite prudencial, da Justiça Eleitoral é muito superior ao somatório dos impactos desta proposição com os PL em tramitação no Congresso Nacional.

 

Tabela 3

R$ 1,00

Órgão

 Limite Legal - Port. 385 TSE

Limite Prudencial - 95% do

Limite Legal

Despesa liq. prevista para

2015 - PLOA*

Impacto em 2015 de PLs em

Tramitação no

Congresso

Margem de crescimento da despesa até o

Limite Prudencial

IMPACTO 2015

PAM 5625-54

% de utilização da margem de crescimento

 

(% da RCL)

   (R$)

(% da RCL)

    (R$)

(R$)

(R$)

(R$)

(R$)

%

TRE do Acre

0,008438

68.184.103

0,008016

64.774.898

         26.647.044

                  372.819

            37.755.034

            1.768.450

4,7%

TRE do Alagoas

0,016634

134.412.700

0,015802

127.692.065

         61.565.515

               2.688.719

            63.437.832

            2.053.515

3,2%

TRE do Amazonas

0,016665

134.663.199

0,015832

127.930.039

         62.821.135

               3.441.222

            61.667.682

            1.755.677

2,8%

TRE do Amapá

0,007820

63.190.292

0,007429

60.030.777

         26.377.923

                  980.473

            32.672.381

               581.452

1,8%

TRE da Bahia

0,054804

442.849.202

0,052064

420.706.742

        169.983.942

               9.097.226

           241.625.574

            3.711.365

1,5%

TRE do Ceará

0,045926

371.109.636

0,043630

352.554.154

        113.981.103

               7.799.914

           230.773.137

            2.301.714

1,0%

TRE do Distrito Federal

0,023563

190.403.178

0,022385

180.883.019

         45.279.828

               1.873.738

           133.729.453

            2.721.474

2,0%

TRE do Espírito Santo

0,018054

145.887.152

0,017151

138.592.795

         62.752.448

               3.337.338

            72.503.009

            1.633.755

2,3%

TRE de Goiás

0,023358

188.746.655

0,022190

179.309.322

        101.042.863

               5.675.145

            72.591.314

            1.906.048

2,6%

TRE do Maranhão

0,027840

224.963.904

0,026448

213.715.709

         88.916.774

               8.925.200

           115.873.734

            1.262.183

1,1%

TRE de Minas Gerais

0,075975

613.923.585

0,072176

583.227.406

        297.349.866

             21.057.789

           264.819.751

            2.386.769

0,9%

TRE do Mato Grosso do Sul

0,016168

130.647.141

0,015360

124.114.784

         57.247.338

               2.635.478

            64.231.968

            1.917.369

3,0%

TRE do Mato Grosso

0,018402

148.699.201

0,017482

141.264.241

         61.835.274

               2.322.849

            77.106.118

            1.768.450

2,3%

TRE do Pará

0,026791

216.487.355

0,025451

205.662.987

         87.854.535

               8.190.516

           109.617.936

            2.178.341

2,0%

TRE da Paraíba

0,022278

180.019.607

0,021164

171.018.626

         78.389.007

               3.341.426

            89.288.193

            1.299.050

1,5%

TRE do Pernambuco

0,043771

353.695.943

0,041582

336.011.145

        133.905.851

               7.256.407

           194.848.887

            1.818.090

0,9%

TRE do Piauí

0,026573

214.725.784

0,025244

203.989.495

         83.265.846

               4.201.687

           116.521.961

            3.129.913

2,7%

TRE do Paraná

0,041926

338.787.236

0,039830

321.847.874

        153.888.318

               8.315.986

           159.643.570

            1.893.275

1,2%

TRE do Rio de Janeiro

0,104158

841.659.135

0,098950

799.576.178

        223.296.385

             12.603.576

           563.676.217

            4.887.042

0,9%

TRE do Rio Grande do Norte

0,024499

197.966.619

0,023274

188.068.288

         72.120.451

               3.013.708

           112.934.130

            1.508.930

1,3%

TRE de Rondônia

0,012479

100.837.807

0,011855

95.795.917

         45.391.030

               2.056.559

            48.348.328

            1.335.917

2,8%

TRE de Roraima

0,007387

59.691.392

0,007018

56.706.823

         29.982.067

               1.273.998

            25.450.757

            1.249.411

4,9%

TRE do Rio Grande do Sul

0,044636

360.685.662

0,042404

342.651.379

        148.460.983

               6.964.148

           187.226.248

            2.202.435

1,2%

TRE de Santa Catarina

0,034829

281.439.217

0,033088

267.367.257

         98.189.996

               4.683.718

           164.493.543

            1.793.996

1,1%

TRE do Segipe

0,014142

114.275.845

0,013435

108.562.053

         48.641.767

               1.674.146

            58.246.140

            1.162.904

2,0%

TRE de São Paulo

0,109259

882.878.275

0,103796

838.734.362

        360.520.801

             24.702.692

           453.510.869

           10.141.300

2,2%

TRE do Tocantins

0,012396

100.167.118

0,011776

95.158.762

         45.748.820

               1.421.492

            47.988.450

            2.325.808

4,8%

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

0,043887

354.633.292

0,041693

336.901.628

        185.569.741

             29.844.217

           121.487.669

           16.273.690

13,4%

Total

0,922658

 7.455.630.235

0,876525

7.082.848.723

     2.971.026.651

            189.752.187

        3.922.069.885

           78.968.322

2,0%

                                      808.060.000.000 RCL 2015 - PREVISÃO - PLDO-2015, inciso IX, do Anexo II - Informações Complementares ao PLOA-2015

* dotação prevista para pessoal excetuadas as fontes 156 e 169.                                                                                                                                                                                 

 

Acrescenta que o impacto orçamentário-financeiro decorrente do provimento dos cargos propostos neste anteprojeto de lei, no exercício de 2015, está estimado em R$ 78.968.322,00, despesa que se repete nos exercícios de 2016 e 2017, apenas com um pequeno incremento, decorrente da atualização anual no teto para aposentadoria, sobre o qual incide a contribuição patronal de 22%, valor não significativo para efeito deste cálculo de impacto.

 

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2015 (art. 77) traz autorização para novas despesas com a criação de cargos e funções, condicionada ao montante das quantidades e dos limites orçamentários constantes de anexo específico da Lei Orçamentária de 2015 e que a inclusão do impacto orçamentário desta proposição no anexo específico da LOA garante que essas despesas não afetam as metas de resultados fiscais.

 

Por fim, conclui pela inexistência de impedimento à emissão de parecer favorável ao prosseguimento do pleito.

 

O DPJ/CNJ manifestou-se aduzindo que a Resolução CNJ 90/2009 foi feita de forma a abranger todo o Poder Judiciário, e a definição de estrutura mínima da área de TIC contida neste normativo foi elaborado considerando um Tribunal padrão do Poder Judiciário, que possui atribuições fins de cunho quase exclusivamente jurisdicionais.

  

Ressalta que “a Justiça Eleitoral, por suas atribuições eleitorais, exige uma estrutura informacional maior e mais complexa que a dos demais ramos da justiça. Por isso, como aduzido pelo TSE, os parâmetros definidos como mínimos para a área de TIC pela Resolução CNJ 90/CNJ poderiam se insuficientes para este ramo de Justiça”.

 

Pontua que resta prejudicada uma análise objetiva das Resoluções 90/2009 e 184/2013, por se tratar de pedido de cargos específicos de tecnologia da informação e de uma justiça especializada que é a Justiça Eleitoral, pois não dispõem na base de dados daquele Departamento informações suficientes para a comparação de cenários e justificar o presente pedido de forma objetiva.

 

Ressalta que, em razão das particularidades da Justiça Eleitoral, aplica-se a relativização prevista no artigo 11, caput, da Resolução CNJ 184/2013.

 

Considerando o detalhamento e tecnicidade das informações trazidas pelos Departamentos de Acompanhamento Orçamentário e de Pesquisas Judiciárias deste Conselho, acolho os pareceres acima referidos.

 

Isto posto, conheço da presente solicitação para emitir parecer favorável ao pedido de criação de 418 cargos de provimento efetivo de Analista Judiciário e 255 cargos de provimento efetivo de Técnico Judiciário, todos especialidade Tecnologia da Informação, para o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais eleitorais.

 

É como voto.

 

GILBERTO VALENTE MARTINS

Conselheiro



                                                                                      

[2] Limite prudencial: 95% do limite legal (art. 22, parágrafo único, LRF).

 

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

213ª Sessão Ordinária

PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI - 0005625-54.2014.2.00.0000

Relator:  
Requerente: TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL - TSE
Requerido: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ
Terceiros: Não definido

CERTIDÃO DE JULGAMENTO

CERTIFICO que o PLENÁRIO, ao apreciar o processo em epígrafe, em sessão realizada nesta data, proferiu a seguinte decisão:

"O Conselho, por unanimidade, aprovou o parecer de mérito, nos termos do voto do Relator. Presidiu o julgamento o Ministro Ricardo Lewandowski. Plenário, 18 de agosto de 2015."

Presentes à sessão os Excelentíssimos Senhores Conselheiros Ricardo Lewandowski, Nancy Andrighi, Lelio Bentes Corrêa, Ana Maria Duarte Amarante Brito, Flavio Sirangelo, Deborah Ciocci, Saulo Casali Bahia, Rubens Curado Silveira, Luiza Cristina Frischeisen, Gilberto Martins, Paulo Teixeira, Luiz Cláudio Allemand, Emmanoel Campelo e Fabiano Silveira.

 

Brasília, 18 de agosto de 2015.

MARIANA SILVA CAMPOS DUTRA

Secretária Processual

Brasília, 2015-08-19. 

Conselheiro Relator