Conselho Nacional de Justiça
Autos: | PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI - 0005625-54.2014.2.00.0000 |
Requerente: | TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL |
Requerido: | CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ |
EMENTA: PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. TRIBUNAIS ELEITORAIS. CRIAÇÃO. CARGOS. ANALISTA JUDICIÁRIO. TÉCNICO JUDICIÁRIO. ESPECIALIDADE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. PARECER DE MÉRITO FAVORÁVEL.
1. Proposta de criação de 418 e 255 cargos de provimento efetivo de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, especialidade Tecnologia da Informação e Comunicação.
2. Acolhimento da manifestação técnica do Departamento de Acompanhamento Orçamentário e Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça. Parecer de mérito favorável.
ACÓRDÃO
O Conselho, por unanimidade, aprovou o parecer de mérito, nos termos do voto do Relator. Presidiu o julgamento o Ministro Ricardo Lewandowski. Plenário, 18 de agosto de 2015. Presentes à sessão os Excelentíssimos Senhores Conselheiros Ricardo Lewandowski, Nancy Andrighi, Lelio Bentes Corrêa, Ana Maria Duarte Amarante Brito, Flavio Sirangelo, Deborah Ciocci, Saulo Casali Bahia, Rubens Curado Silveira, Luiza Cristina Frischeisen, Gilberto Martins, Paulo Teixeira, Luiz Cláudio Allemand, Emmanoel Campelo e Fabiano Silveira.
Conselho Nacional de Justiça
Autos: | PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI - 0005625-54.2014.2.00.0000 |
Requerente: | TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL |
Requerido: | CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ |
RELATÓRIO
Vistos, etc.
Trata-se de expediente encaminhado pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Dias Toffoli, para análise deste Conselho, contendo proposta de anteprojeto de lei que dispõe sobre a criação de 418 e 255 cargos de provimento efetivo de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, respectivamente, especialidade Tecnologia da Informação, para o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais eleitorais.
O processo foi encaminhado sucessivamente ao Departamento de Acompanhamento Orçamentário, para os fins do §1º do artigo 3º da Resolução CNJ nº 68/2009, e ao Departamento de Pesquisas Judiciárias deste Conselho, para cumprimento do disposto na Resolução CNJ nº 184/2013.
É o relatório.
Conselho Nacional de Justiça
Autos: | PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI - 0005625-54.2014.2.00.0000 |
Requerente: | TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL |
Requerido: | CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ |
VOTO
Em seu parecer, o DAO/CNJ informa que “o artigo 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar nº 101/2000, exige que os atos que criarem ou aumentarem despesa obrigatória de caráter continuado”, sejam instruídos com:
a) o impacto orçamentário no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes;
b) a demonstração da origem dos recursos; e
c) a comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Ressalta que o impacto orçamentário previsto para o ano de 2015 decorrente do provimento dos cargos propostos neste processo é estimado em R$ 78.968.322,14 (setenta e oito milhões, novecentos e sessenta e oito mil, trezentos e vinte e dois reais e quatorze centavos), conforme cálculo apresentado na tabela abaixo:
Tabela 2
R$ 1,00
Exercício 2015 |
|
|
|
||||||||||
CARGO / FUNÇÃO |
Servidores |
Vencimento Básico |
Gratificações - GAJ (90%) |
Vantagem Pecuniária Individual - VPI* |
Remuneração |
Despesa Anual com Remuneração |
Despesa com Gratificação Natalina |
Despesa com Férias: 1/3 (Servidores) |
Despesa Anual com Contribuição Patronal - CPSSS |
Despesa Anual com Previdência Complementar - FUNPRESP |
Impacto Total Anualizado |
||
A |
B |
C |
D |
E = B + C + D |
F = A * E * 12 |
G = A * E |
H = A * (E / 3) |
I = 22%rem <TetoRGPS** |
J = 8,5%rem >TetoRGPS** |
K = F+G+H+I+J |
|||
ANALISTAS |
|
|
|
||||||||||
TRE do Acre |
6 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
638.197 |
53.183 |
17.728 |
79.857 |
27.914 |
816.877,70 |
||
TRE do Alagoas |
10 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.063.661 |
88.638 |
29.546 |
133.095 |
4 6.523 |
1.361.462,83 |
||
TRE do Amazonas |
4 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
425.464 |
35.455 |
11.818 |
53.238 |
18.609 |
544.585,13 |
||
TRE do Amapá |
3 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
319.098 |
26.592 |
8 .864 |
39.928 |
13.957 |
408.438,85 |
||
TRE da Bahia |
19 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
2.020.956 |
168.413 |
56.138 |
252.880 |
8 8.393 |
2.586.779,38 |
||
TRE do Ceará |
15 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.595.492 |
132.958 |
44.319 |
199.642 |
6 9.784 |
2.042.194,25 |
||
TRE do Distrito Federal |
13 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.382.760 |
115.230 |
38.410 |
173.023 |
6 0.479 |
1.769.901,68 |
||
TRE do Espírito Santo |
12 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.276.393 |
106.366 |
35.455 |
159.713 |
5 5.827 |
1.633.755,40 |
||
TRE de Goiás |
14 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.489.126 |
124.094 |
41.365 |
186.332 |
6 5.132 |
1.906.047,97 |
||
TRE do Maranhão |
8 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
850.929 |
70.911 |
23.637 |
106.476 |
3 7.218 |
1.089.170,27 |
||
TRE de Minas Gerais |
8 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
850.929 |
70.911 |
23.637 |
106.476 |
3 7.218 |
1.089.170,27 |
||
TRE do Mato Grosso do Sul |
9 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
957.295 |
79.775 |
26.592 |
119.785 |
4 1.870 |
1.225.316,55 |
||
TRE do Mato Grosso |
6 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
638.197 |
53.183 |
17.728 |
79.857 |
27.914 |
816.877,70 |
||
TRE do Pará |
16 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.701.858 |
141.821 |
47.274 |
212.951 |
7 4.436 |
2.178.340,53 |
||
TRE da Paraíba |
7 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
744.563 |
62.047 |
20.682 |
93.166 |
32.566 |
953.023,98 |
||
TRE do Pernambuco |
7 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
744.563 |
62.047 |
20.682 |
93.166 |
32.566 |
953.023,98 |
||
TRE do Piauí |
16 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.701.858 |
141.821 |
47.274 |
212.951 |
7 4.436 |
2.178.340,53 |
||
TRE do Paraná |
12 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.276.393 |
106.366 |
35.455 |
159.713 |
5 5.827 |
1.633.755,40 |
||
TRE do Rio de Janeiro |
27 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
2.871.885 |
239.324 |
79.775 |
359.355 |
125.611 |
3.675.949,65 |
||
TRE do Rio Grande do Norte |
6 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
638.197 |
53.183 |
17.728 |
79.857 |
27.914 |
816.877,70 |
||
TRE de Rondônia |
6 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
638.197 |
53.183 |
17.728 |
79.857 |
27.914 |
816.877,70 |
||
TRE de Roraima |
6 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
638.197 |
53.183 |
17.728 |
79.857 |
27.914 |
816.877,70 |
||
TRE do Rio Grande do Sul |
13 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.382.760 |
115.230 |
38.410 |
173.023 |
6 0.479 |
1.769.901,68 |
||
TRE de Santa Catarina |
10 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.063.661 |
88.638 |
29.546 |
133.095 |
4 6.523 |
1.361.462,83 |
||
TRE do Segipe |
6 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
638.197 |
53.183 |
17.728 |
79.857 |
27.914 |
816.877,70 |
||
TRE de São Paulo |
37 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
3.935.546 |
327.962 |
109.321 |
492.450 |
172.134 |
5.037.412,48 |
||
TRE do Tocantins |
12 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
1.276.393 |
106.366 |
35.455 |
159.713 |
5 5.827 |
1.633.755,40 |
||
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL |
110 |
4.633,67 |
4170,30 |
5 9,87 |
8.863,84 |
11.700.273 |
975.023 |
325.008 |
1.464.040 |
5 11.748 |
14.976.091,17 |
||
TÉCNICOS |
|
|
|
||||||||||
TRE do Acre |
11 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
716.204,68 |
59.683,72 |
19.894,57 |
146.403,97 |
9.385,34 |
951.572,29 |
||
TRE do Alagoas |
8 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
520.876,13 |
43.406,34 |
14.468,78 |
106.475,61 |
6.825,71 |
692.052,57 |
||
TRE do Amazonas |
14 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
911.533,22 |
75.961,10 |
25.320,37 |
186.332,32 |
11.944,98 |
1.211.092,00 |
||
TRE do Amapá |
2 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
130.219,03 |
10.851,59 |
3.617,20 |
26.618,90 |
1.706,43 |
173.013,14 |
||
TRE da Bahia |
13 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
846.423,71 |
70.535,31 |
23.511,77 |
173.022,87 |
11.091,77 |
1.124.585,43 |
||
TRE do Ceará |
3 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
195.328,55 |
16.277,38 |
5.425,79 |
39.928,35 |
2.559,64 |
259.519,71 |
||
TRE do Distrito Federal |
11 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
716.204,68 |
59.683,72 |
19.894,57 |
146.403,97 |
9.385,34 |
951.572,29 |
||
TRE do Maranhão |
2 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
130.219,03 |
10.851,59 |
3.617,20 |
26.618,90 |
1.706,43 |
173.013,14 |
||
TRE de Minas Gerais |
15 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
976.642,74 |
81.386,90 |
27.128,97 |
199.641,77 |
12.798,20 |
1.297.598,57 |
||
TRE do Mato Grosso do Sul |
8 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
520.876,13 |
43.406,34 |
14.468,78 |
106.475,61 |
6.825,71 |
692.052,57 |
||
TRE do Mato Grosso |
11 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
716.204,68 |
59.683,72 |
19.894,57 |
146.403,97 |
9.385,34 |
951.572,29 |
||
TRE da Paraíba |
4 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
260.438,06 |
21.703,17 |
7.234,39 |
53.237,81 |
3.412,85 |
346.026,29 |
||
TRE do Pernambuco |
10 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
651.095,16 |
54.257,93 |
18.085,98 |
133.094,52 |
8.532,13 |
865.065,71 |
||
TRE do Piauí |
11 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
716.204,68 |
59.683,72 |
19.894,57 |
146.403,97 |
9.385,34 |
951.572,29 |
||
TRE do Paraná |
3 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
195.328,55 |
16.277,38 |
5.425,79 |
39.928,35 |
2.559,64 |
259.519,71 |
||
TRE do Rio de Janeiro |
14 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
911.533,22 |
75.961,10 |
25.320,37 |
186.332,32 |
11.944,98 |
1.211.092,00 |
||
TRE do Rio Grande do Norte |
8 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
520.876,13 |
43.406,34 |
14.468,78 |
106.475,61 |
6.825,71 |
692.052,57 |
||
TRE de Rondônia |
6 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
390.657,10 |
32.554,76 |
10.851,59 |
79.856,71 |
5.119,28 |
519.039,43 |
||
TRE de Roraima |
5 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
325.547,58 |
27.128,97 |
9.042,99 |
66.547,26 |
4.266,07 |
432.532,86 |
||
TRE do Rio Grande do Sul |
5 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
325.547,58 |
27.128,97 |
9.042,99 |
66.547,26 |
4.266,07 |
432.532,86 |
||
TRE de Santa Catarina |
5 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
325.547,58 |
27.128,97 |
9.042,99 |
66.547,26 |
4.266,07 |
432.532,86 |
||
TRE do Segipe |
4 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
260.438,06 |
21.703,17 |
7.234,39 |
53.237,81 |
3.412,85 |
346.026,29 |
||
TRE de São Paulo |
59 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
3.841.461,44 |
3 20.121,79 |
106.707,26 |
785.257,64 |
50.339,58 |
5.103.887,71 |
||
TRE do Tocantins |
8 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
520.876,13 |
43.406,34 |
14.468,78 |
106.475,61 |
6.825,71 |
692.052,57 |
||
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL |
15 |
2.824,17 |
2541,75 |
5 9,87 |
5.425,79 |
976.642,74 |
81.386,90 |
27.128,97 |
199.641,77 |
12.798,20 |
1.297.598,57 |
||
TOTAL |
673 |
|
|
|
|
61.063.963,07 |
5.088.663,59 |
1.696.221,20 |
8.957.260,92 |
2.162.213,37 |
78.968.322,14 |
||
* VPI - Vantagem Pecuniária Individual instituída pela lei Nº 10.698, de 2 de julho de 2003 no valor de R$ 59,87 (cinquenta e nove reais e oitenta e sete centavos).
** Valor Teto de aposentadoria do RGPS em 2014: R$ 4.390,24 **Valor Teto de aposentadoria do RGPS projetado para 2015 (incremento de 6% a.a.): R$ 4.653,65
Aduz que o impacto ocorrerá apenas no primeiro ano de vigência da nova lei, permanecendo essa despesa nos dois exercícios seguintes. Pontua que haverá apenas um pequeno incremento na despesa decorrente da atualização anual no teto para aposentadoria, sobre o qual incide a contribuição patronal de 22%, valor não significativo para efeito deste cálculo de impacto.
Assinala que a exigência constitucional fixada nos incisos I e II do art. 169 é considerada, anualmente, na LDO. Pontua que para o exercício de 2015, essa lei ainda não foi aprovada, porém, toda a matéria relacionada ao orçamento desse exercício é tratada com base no Projeto LDO, neste caso o PLN nº 03, de 2014.
Informa que a origem dos recursos e os limites para as despesas com pessoal estão previstas nos artigos 169 do texto constitucional e 19 e 20[1] da Lei Complementar nº 101/2000. Esta última estipula o percentual de 6% do orçamento ao Poder Judiciário. Já a distribuição dos percentuais no âmbito da própria Justiça é definida na Resolução CNJ nº 177/2013, que atribui à Justiça Eleitoral 0,922658% da Receita Líquida Corrente da União – RCL. No âmbito da Justiça Eleitoral, este limite foi fixado pela Portaria nº 385, de 22 de agosto de 2013 (DOU de 23/08/2013, Seção 1, pág.105), cabendo aos Tribunais os percentuais demonstrados na 1ª coluna da Tabela 3.
Esclarece que a base sobre a qual será acrescido o impacto da presente proposição, para verificação da observância do Limite da LRF, demonstrada na 3ª coluna da tabela 3, é a dotação aprovada no PLOA 2015 (PL 13/2014 – CN) para as despesas com pessoal sob o encargo da Justiça Eleitoral, distribuída em cada Tribunal Regional Eleitoral e no TSE, com as deduções autorizadas pelo artigo 19 da LRF relativas às fontes 156 e 169, respectivamente, a Contribuição do Servidor e Patronal para o Plano de Seguridade Social do Servidor Público.
Informa que tramitam no Congresso Nacional os PL nº 7.027 de 2013 e 7.889 de 2014, provenientes respectivamente dos PAM 0003409-91.2012 e 000487297.2014, cujos impactos, somados, também estão demonstrados e considerados na Tabela 3.
Pontua ainda, que na Tabela 3, está indicada a Receita Corrente Líquida (RCL) para o ano de 2015, estimada em R$ 808,06 bilhões no Projeto de Lei Orçamentária 2015, PL nº 13/2014 – CN (Informações Complementares, Inciso IX, Anexo II, Volume II).
Assim, de acordo com essas projeções, a Tabela 3 demonstra a utilização, decorrente do presente pleito, da margem existente para crescimento das despesas com pessoal e encargos sociais, no Tribunal Superior Eleitoral e em cada Tribunal Regional Eleitoral, em relação ao seu limite prudencial[2], estimado para o ano de 2015 e dos Projetos de Lei em trâmite no Congresso Nacional.
Constata que o montante da margem de crescimento, até o limite prudencial, da Justiça Eleitoral é muito superior ao somatório dos impactos desta proposição com os PL em tramitação no Congresso Nacional.
Tabela 3
R$ 1,00
Órgão |
Limite Legal - Port. 385 TSE |
Limite Prudencial - 95% do Limite Legal |
Despesa liq. prevista para 2015 - PLOA* |
Impacto em 2015 de PLs em Tramitação no Congresso |
Margem de crescimento da despesa até o Limite Prudencial |
IMPACTO 2015 PAM 5625-54 |
% de utilização da margem de crescimento |
||
|
(% da RCL) |
(R$) |
(% da RCL) |
(R$) |
(R$) |
(R$) |
(R$) |
(R$) |
% |
TRE do Acre |
0,008438 |
68.184.103 |
0,008016 |
64.774.898 |
26.647.044 |
372.819 |
37.755.034 |
1.768.450 |
4,7% |
TRE do Alagoas |
0,016634 |
134.412.700 |
0,015802 |
127.692.065 |
61.565.515 |
2.688.719 |
63.437.832 |
2.053.515 |
3,2% |
TRE do Amazonas |
0,016665 |
134.663.199 |
0,015832 |
127.930.039 |
62.821.135 |
3.441.222 |
61.667.682 |
1.755.677 |
2,8% |
TRE do Amapá |
0,007820 |
63.190.292 |
0,007429 |
60.030.777 |
26.377.923 |
980.473 |
32.672.381 |
581.452 |
1,8% |
TRE da Bahia |
0,054804 |
442.849.202 |
0,052064 |
420.706.742 |
169.983.942 |
9.097.226 |
241.625.574 |
3.711.365 |
1,5% |
TRE do Ceará |
0,045926 |
371.109.636 |
0,043630 |
352.554.154 |
113.981.103 |
7.799.914 |
230.773.137 |
2.301.714 |
1,0% |
TRE do Distrito Federal |
0,023563 |
190.403.178 |
0,022385 |
180.883.019 |
45.279.828 |
1.873.738 |
133.729.453 |
2.721.474 |
2,0% |
TRE do Espírito Santo |
0,018054 |
145.887.152 |
0,017151 |
138.592.795 |
62.752.448 |
3.337.338 |
72.503.009 |
1.633.755 |
2,3% |
TRE de Goiás |
0,023358 |
188.746.655 |
0,022190 |
179.309.322 |
101.042.863 |
5.675.145 |
72.591.314 |
1.906.048 |
2,6% |
TRE do Maranhão |
0,027840 |
224.963.904 |
0,026448 |
213.715.709 |
88.916.774 |
8.925.200 |
115.873.734 |
1.262.183 |
1,1% |
TRE de Minas Gerais |
0,075975 |
613.923.585 |
0,072176 |
583.227.406 |
297.349.866 |
21.057.789 |
264.819.751 |
2.386.769 |
0,9% |
TRE do Mato Grosso do Sul |
0,016168 |
130.647.141 |
0,015360 |
124.114.784 |
57.247.338 |
2.635.478 |
64.231.968 |
1.917.369 |
3,0% |
TRE do Mato Grosso |
0,018402 |
148.699.201 |
0,017482 |
141.264.241 |
61.835.274 |
2.322.849 |
77.106.118 |
1.768.450 |
2,3% |
TRE do Pará |
0,026791 |
216.487.355 |
0,025451 |
205.662.987 |
87.854.535 |
8.190.516 |
109.617.936 |
2.178.341 |
2,0% |
TRE da Paraíba |
0,022278 |
180.019.607 |
0,021164 |
171.018.626 |
78.389.007 |
3.341.426 |
89.288.193 |
1.299.050 |
1,5% |
TRE do Pernambuco |
0,043771 |
353.695.943 |
0,041582 |
336.011.145 |
133.905.851 |
7.256.407 |
194.848.887 |
1.818.090 |
0,9% |
TRE do Piauí |
0,026573 |
214.725.784 |
0,025244 |
203.989.495 |
83.265.846 |
4.201.687 |
116.521.961 |
3.129.913 |
2,7% |
TRE do Paraná |
0,041926 |
338.787.236 |
0,039830 |
321.847.874 |
153.888.318 |
8.315.986 |
159.643.570 |
1.893.275 |
1,2% |
TRE do Rio de Janeiro |
0,104158 |
841.659.135 |
0,098950 |
799.576.178 |
223.296.385 |
12.603.576 |
563.676.217 |
4.887.042 |
0,9% |
TRE do Rio Grande do Norte |
0,024499 |
197.966.619 |
0,023274 |
188.068.288 |
72.120.451 |
3.013.708 |
112.934.130 |
1.508.930 |
1,3% |
TRE de Rondônia |
0,012479 |
100.837.807 |
0,011855 |
95.795.917 |
45.391.030 |
2.056.559 |
48.348.328 |
1.335.917 |
2,8% |
TRE de Roraima |
0,007387 |
59.691.392 |
0,007018 |
56.706.823 |
29.982.067 |
1.273.998 |
25.450.757 |
1.249.411 |
4,9% |
TRE do Rio Grande do Sul |
0,044636 |
360.685.662 |
0,042404 |
342.651.379 |
148.460.983 |
6.964.148 |
187.226.248 |
2.202.435 |
1,2% |
TRE de Santa Catarina |
0,034829 |
281.439.217 |
0,033088 |
267.367.257 |
98.189.996 |
4.683.718 |
164.493.543 |
1.793.996 |
1,1% |
TRE do Segipe |
0,014142 |
114.275.845 |
0,013435 |
108.562.053 |
48.641.767 |
1.674.146 |
58.246.140 |
1.162.904 |
2,0% |
TRE de São Paulo |
0,109259 |
882.878.275 |
0,103796 |
838.734.362 |
360.520.801 |
24.702.692 |
453.510.869 |
10.141.300 |
2,2% |
TRE do Tocantins |
0,012396 |
100.167.118 |
0,011776 |
95.158.762 |
45.748.820 |
1.421.492 |
47.988.450 |
2.325.808 |
4,8% |
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL |
0,043887 |
354.633.292 |
0,041693 |
336.901.628 |
185.569.741 |
29.844.217 |
121.487.669 |
16.273.690 |
13,4% |
Total |
0,922658 |
7.455.630.235 |
0,876525 |
7.082.848.723 |
2.971.026.651 |
189.752.187 |
3.922.069.885 |
78.968.322 |
2,0% |
808.060.000.000 RCL 2015 - PREVISÃO - PLDO-2015, inciso IX, do Anexo II - Informações Complementares ao PLOA-2015
* dotação prevista para pessoal excetuadas as fontes 156 e 169.
Acrescenta que o impacto orçamentário-financeiro decorrente do provimento dos cargos propostos neste anteprojeto de lei, no exercício de 2015, está estimado em R$ 78.968.322,00, despesa que se repete nos exercícios de 2016 e 2017, apenas com um pequeno incremento, decorrente da atualização anual no teto para aposentadoria, sobre o qual incide a contribuição patronal de 22%, valor não significativo para efeito deste cálculo de impacto.
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2015 (art. 77) traz autorização para novas despesas com a criação de cargos e funções, condicionada ao montante das quantidades e dos limites orçamentários constantes de anexo específico da Lei Orçamentária de 2015 e que a inclusão do impacto orçamentário desta proposição no anexo específico da LOA garante que essas despesas não afetam as metas de resultados fiscais.
Por fim, conclui pela inexistência de impedimento à emissão de parecer favorável ao prosseguimento do pleito.
O DPJ/CNJ manifestou-se aduzindo que a Resolução CNJ 90/2009 foi feita de forma a abranger todo o Poder Judiciário, e a definição de estrutura mínima da área de TIC contida neste normativo foi elaborado considerando um Tribunal padrão do Poder Judiciário, que possui atribuições fins de cunho quase exclusivamente jurisdicionais.
Ressalta que “a Justiça Eleitoral, por suas atribuições eleitorais, exige uma estrutura informacional maior e mais complexa que a dos demais ramos da justiça. Por isso, como aduzido pelo TSE, os parâmetros definidos como mínimos para a área de TIC pela Resolução CNJ 90/CNJ poderiam se insuficientes para este ramo de Justiça”.
Pontua que resta prejudicada uma análise objetiva das Resoluções 90/2009 e 184/2013, por se tratar de pedido de cargos específicos de tecnologia da informação e de uma justiça especializada que é a Justiça Eleitoral, pois não dispõem na base de dados daquele Departamento informações suficientes para a comparação de cenários e justificar o presente pedido de forma objetiva.
Ressalta que, em razão das particularidades da Justiça Eleitoral, aplica-se a relativização prevista no artigo 11, caput, da Resolução CNJ 184/2013.
Considerando o detalhamento e tecnicidade das informações trazidas pelos Departamentos de Acompanhamento Orçamentário e de Pesquisas Judiciárias deste Conselho, acolho os pareceres acima referidos.
Isto posto, conheço da presente solicitação para emitir parecer favorável ao pedido de criação de 418 cargos de provimento efetivo de Analista Judiciário e 255 cargos de provimento efetivo de Técnico Judiciário, todos especialidade Tecnologia da Informação, para o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais eleitorais.
É como voto.
GILBERTO VALENTE MARTINS
Conselheiro
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
213ª Sessão Ordinária
PARECER DE MÉRITO SOBRE ANTEPROJETO DE LEI - 0005625-54.2014.2.00.0000
Relator: | |
Requerente: | TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL - TSE |
Requerido: | CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ |
Terceiros: | Não definido |
CERTIDÃO DE JULGAMENTO
CERTIFICO que o PLENÁRIO, ao apreciar o processo em epígrafe, em sessão realizada nesta data, proferiu a seguinte decisão:
"O Conselho, por unanimidade, aprovou o parecer de mérito, nos termos do voto do Relator. Presidiu o julgamento o Ministro Ricardo Lewandowski. Plenário, 18 de agosto de 2015."
Presentes à sessão os Excelentíssimos Senhores Conselheiros Ricardo Lewandowski, Nancy Andrighi, Lelio Bentes Corrêa, Ana Maria Duarte Amarante Brito, Flavio Sirangelo, Deborah Ciocci, Saulo Casali Bahia, Rubens Curado Silveira, Luiza Cristina Frischeisen, Gilberto Martins, Paulo Teixeira, Luiz Cláudio Allemand, Emmanoel Campelo e Fabiano Silveira.
Brasília, 18 de agosto de 2015.
MARIANA SILVA CAMPOS DUTRA
Secretária Processual
Brasília, 2015-08-19.
Conselheiro Relator